Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Menu

Notícia

Governo de Minas centraliza atendimento telefônico no número 155

Já está em funcionamento a Central única de Atendimento Telefônico do Governo de Minas, que através do número 155 concentra o atendimento dos órgãos da administração direta, fundações e autarquias do Estado.

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento

Já está em funcionamento a Central Única de Atendimento Telefônico do Governo de Minas, que através do número 155 concentra o atendimento dos órgãos da administração direta, fundações e autarquias do Estado. A medida implantada em Minas propiciará melhor estrutura de atendimento ao usuário, potencializando a qualidade dos serviços, além de economia dos custos. Estima-se que a central reduzirá em cerca de 30% os gastos com o serviço. Apenas serviços específicos, como os da área de segurança; Polícia Militar (190) e Corpo de Bombeiros (193), e os da Copasa (115), Cemig (116) e Disque Denúncia (181) ficarão de fora.

A central está inserida no projeto Linha de Informações do Governo (LIG-Minas) e começou a funcionar no dia 1º de dezembro do ano passado como piloto de um programa e ampliado gradativamente. A montagem do projeto foi feita pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Diretoria Central de Gestão do Minas On Line.

São 133 atendentes trabalhando na central de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, e aos sábados das 7 às 15 horas. Em janeiro deste ano a nova central realizou 182.159 atendimentos e em fevereiro foram 124.492.

Decreto

O Decreto 45.053, de 6 de março de 2009, que instituiu a Central Única de Atendimento Telefônico do Governo, estabelece a obrigatoriedade de as centrais atualmente em funcionamento migrarem para o LIG-Minas, seguindo o plano elaborado pela Seplag, em conjunto com os participantes. As que têm contrato em vigor farão a migração ao fim dos mesmos.

Um comitê gestor integrado por representantes da Prodemge e dos órgãos da administração direta, autarquias e fundações participantes foi criado para coordenar a implantação da central e estabelecer diretrizes e estratégias para o planejamento da oferta de serviços e informações. O comitê tem ainda a função de avaliar a qualidade e o tempo de atendimento das demandas dos usuários enviadas aos órgãos e entidades, aos quais compete a solução respectiva e acompanhamento permanente dos processos até o retorno ao cidadão.

Atendimento

Atualmente, o 155 já disponibiliza os atendimentos da Polícia Civil (Detran), Ipsemg, Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Secretaria de Fazenda, Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e do Centro Estadual de Referência em Álcool e Drogas (Cread). 

Ao ligar para o número 155, o cidadão ouve uma gravação e uma lista com várias opções de menu é apresentada. A pessoa escolhe qual serviço deseja, digitando um número entre 1 e 8 no teclado do telefone. Através da central, pode-se obter informações como multas, licenciamentos, carteira de motorista e outros serviços relacionados a veículos e condutores, selecionando a opção de menu Detran. 

Para marcar ou cancelar consultas, basta escolher Ipsemg.  Através da alternativa IMA, são atendidos produtores rurais, revendedores de produtos agrotóxicos, veterinários, engenheiros agrônomos e pessoas interessadas em consultar se uma empresa é cadastrada no instituto ou aquelas que querem fazer denúncias. A Secretaria da Fazenda disponibiliza declarações e dados sobre os impostos sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), certidões de débitos e outros.

Já o Sisema oferece informações sobre emergências ambientais, incêndios florestais, licenciamento ambiental e outorga, meteorologia, autorizações, licenças, registros do Instituto Estadual de Florestas e o cidadão pode ainda fazer denúncias ambientais.  Já na opção Seplag é possível cadastrar fornecedores para o Estado. O Centro Estadual de Referência em Álcool e Drogas (Cread), é outra opção possível de acessar através da central e atende aos usuários de substâncias psicoativas e seus familiares.

O cidadão poderá acompanhar o atendimento das demandas feitas à central por meio de um número de protocolo recebido ao final do serviço para aquelas questões que não puderem ser resolvidas naquele momento pelo atendente. O serviço aceita ligações originadas de telefones fixos ou celulares.

Fonte:

Últimas Notícias