Governador anuncia recursos para construção do Hospital do Barreiro

O governador Aécio Neves e o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, assinaram convênio, nesta terça-feira, no Palácio Tiradentes, para repasse de R$ 10 milhões do Governo de Minas à Prefeitura de Belo Horizonte.

Governador anuncia recursos para construção do Hospital do Barreiro
Governador discursou durante solenidade no Palácio Tiradentes .                                               Foto:Omar Freire/Imprensa MG

O governador Aécio Neves e o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, assinaram convênio, nesta terça-feira (23), no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa, para repasse de R$ 10 milhões do Governo de Minas à Prefeitura de Belo Horizonte para início das obras do Hospital Metropolitano do Barreiro. No orçamento de 2011 já estão garantidos mais R$ 30 milhões para a conclusão das obras. Durante a solenidade, também foi lançada a força-tarefa do Governo de Minas para combate aos focos da dengue em todo o Estado.

O governador afirmou que os investimentos no Hospital Metropolitano do Barreiro significam o cumprimento do compromisso que o Governo de Minas assumiu com a Prefeitura de Belo Horizonte e com a população do Barreiro.

“A construção do hospital foi um dos compromissos assumidos com aqueles que confiaram a nós a responsabilidade de administrar o município. A obra é resultado de uma ação parceira com a prefeitura e faz parte do projeto que temos para construir um Barreiro cada vez mais seguro, mais desenvolvido e de maiores oportunidades para todos”, disse Aécio Neves, em seu pronunciamento.

O prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, disse que o projeto executivo do hospital já está pronto e que os recursos autorizados hoje pelo Governo de Minas irão garantir a primeira fase das obras.

“Os investimentos e o apoio que recebemos do Governo do Estado, além de decisivo, evidencia a sensibilidade do governador Aécio Neves para os principais problemas de Belo Horizonte. O Estado tem sido importante parceiro da prefeitura e continuará sendo, porque nossa prioridade é trabalhar para mudar para melhor a vida das pessoas”, afirmou Lacerda.

Atendimento

O Hospital Regional do Barreiro será uma unidade de pronto-atendimento, atendendo casos de urgência e emergência. A expectativa é de que comece a funcionar no primeiro semestre de 2012, com capacidade de atendimento diário de 400 a 500 pacientes.

“Essa é uma obra complexa. Será um prédio de 13 andares e o hospital disponibilizará 240 leitos, com previsão de ampliar posteriormente para 480. Desses, 20 são leitos de CTI, 30 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) e 12 salas de cirurgia e 40 leitos de observação”, explicou o governador.

A unidade irá atender toda região do Barreiro, parte da região Oeste de Belo Horizonte e a população dos municípios vizinhos da Região Metropolitana. As obras começam em junho deste ano, numa área de 12,5 mil m², nas proximidades da Via do Minério, no Barreiro.

Energia

Outro ponto importante é o conceito inovador do hospital, pensado para permitir os menores custos com a sua manutenção. O projeto prevê economia de energia, com o aproveitamento e captação de luz solar e o reaproveitamento de água. A proposta é de construção de um hospital moderno na qualidade do atendimento prestado e ambientalmente correto.

Além dos R$ 40 milhões investidos na construção do hospital, o Governo de Minas destinou, em 2009, R$ 1,1 milhão à elaboração do projeto arquitetônico do hospital. A Prefeitura de Belo Horizonte investiu R$ 2,3 milhões.

Combate à dengue

A força-tarefa de enfrentamento da dengue intensificará ações de prevenção e de contenção da doença nos 54 municípios que apresentam alto grau de infestação pelo mosquito Aedes aegipty, transmissor da dengue. O objetivo é reduzir o risco de uma epidemia no Estado.

A força-tarefa será formada por 60 agentes de saúde que foram contratados especialmente para esse trabalho. A força-tarefa também contará com quatro micro-ônibus, seis carros fumacê e seis caminhonetes para dar suporte aos agentes. Os profissionais receberão máscaras e bombas de fumacê portáteis que podem ser carregadas nas costas.

O secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge Marques, explicou que os agentes irão percorrer os municípios com altos índices de infestação pelo mosquito causador da dengue, intensificando as ações de prevenção. Eles visitarão as residências para eliminar focos e orientar as famílias sobre os riscos de ter água empoçada em casa, uma vez que o mosquito transmissor da dengue se reproduz na água limpa.

“Estamos criando um grupo de trabalhadores e de instrumentos de apoio aos municípios para aquelas situações mais críticas onde há uma alta transmissão. Nós criamos quatro brigadas. São 15 trabalhadores em micro-ônibus, com as bombas costais, com o apoio dos carros de fumacê e também com reforço de profissionais médicos que terão papel junto à equipe assistencial do município para levar uma boa informação sobre o melhor manejo da dengue”, afirmou o secretário, em entrevista.

Os primeiros municípios a serem visitados são Caeté, Divinópolis, Luz, Iguatama, Curvelo, Buenópolis, Pompéu e Paraopeba, que reúnem uma população estimada em 421 mil pessoas. Os agentes permanecerão nesses municípios no período desta quarta-feira (24) a 1º de abril e depois seguirão para outros.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, até o momento foram notificados 49.535 casos de dengue em Minas Gerais. Deste total, 13 já foram confirmados como sendo dengue hemorrágica.  Destes 13 casos confirmados, quatro pessoas morreram, sendo uma na cidade de Arcos, uma em Frei Inocêncio, uma em Paraopeba e uma em Nova Lima. Os outros nove casos evoluíram para a cura. Os óbitos estão incluídos no total de casos confirmados.