Rodovias da região de Ponte Nova serão contempladas pelo ProMG

Quinhentos e sessenta e sete quilômetros de rodovias estaduais sob jurisdição da 17ª Coordenadoria Regional do DER de Ponte Nova, serão recuperados por meio do Programa de Recuperação e Manutenção Rodoviária.

Rodovias da região de Ponte Nova serão contempladas pelo ProMG
Danilo de Castro, secretário de Governo, assinou ordem de início das obras.                                 Foto: Bernadete Amado

Quinhentos e sessenta e sete quilômetros de rodovias estaduais sob jurisdição da 17ª Coordenadoria Regional do DER de Ponte Nova, na Zona da Mata, serão recuperados por meio do Programa de Recuperação e Manutenção Rodoviária do Estado de Minas Gerais (ProMG). A ordem de início das obras foi assinada nesta sexta-feira (19) e serão beneficiados diretamente 29 municípios. O investimento é de R$ 135 milhões.

O diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER/MG), José Elcio Monteze, explicou o funcionamento do ProMG, destacando os objetivos, benefícios e as metas a serem alcançadas pelo Programa. Nesse programa, a empresa vencedora da licitação não executa apenas os serviços iniciais, mas fica também responsável pela manutenção durante quatro anos, garantindo pistas em bom estado e com boa sinalização, aumentando, assim, a segurança dos usuários. O diretor explicou, também, de que forma a empresa que executará as obras trabalhará no decorrer dos quatros anos de serviço.

Segundo o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Fuad Noman, o ProMG é um programa revolucionário. “O programa entrega para uma empresa um conjunto de estradas, aqui em Ponte Nova, por exemplo, 567 quilômetros, e a mesma fica responsável por recuperar todos os trechos e deixá-los em ótimas condições de trafegabilidade por quatro anos”, finalizou.

Presente no evento, o secretário de Estado de Governo, Danilo de Castro, comentou a importância dos investimentos. “A implantação do ProMG aqui na Coordenadoria do DER de Ponte Nova representa a melhoria da qualidade de vida para todos os moradores da região, que recebem, hoje, um programa inédito. São recursos da ordem de 135 milhões, que atinge 29 municípios e quase 570 quilômetros recuperados e conservados”, comentou o secretário.

Além de Ponte Nova, serão beneficiados diretamente os municípios de: Acaiaca, Amparo da Serra, Araponga, Barra Longa, Bom Jesus do Galho, Cajurí, Canaã, Diogo Vasconcelos, Dom Silvério, Guaraciaba, Jequeri, Mariana, Oratórios, Ouro Preto, Paula Cândido, Pedra do Anta, Piedade de Ponte Nova, Piranga, Porto Firme, Raul Soares, Rio Casca, Rio Doce, Santa Cruz do Escalvado, Santo Antônio do Grama, São Pedro dos Ferros, Teixeiras, Urucânia e Viçosa.

ProMG

Criado em 2004, O ProMG inovou o sistema de gerenciamento de rodovias estaduais. Cerca de 4.900 quilômetros de rodovias estaduais já estão dentro da lógica de recuperação e manutenção permanente. A meta da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas é atingir, até o final deste ano, a marca de 5.800 quilômetros e atender 12 regionais do DER, conforme cronograma.

Atualmente, o ProMG já foi aplicado nas CRGs de Belo Horizonte, Formiga, Oliveira, Passos, Pará de Minas, Itajubá, Poços de Caldas, Varginha, Ubá, Juiz de Fora, Barbacena e, agora, Ponte Nova.

Somente neste ano de 2010 serão recuperados, por meio do PROMG, 700 quilômetros e estarão sob manutenção contínua 5.800 quilômetros de rodovias.