Governador participa da entrega do primeiro prédio do Circuito Cultural

O governador Aécio Neves participou, neste domingo, da grande festa que marcou a inauguração do primeiro prédio do Circuito Cultural Praça da Liberdade, o Espaço TIM UFMG do Conhecimento.

Governador participa da entrega do primeiro prédio do Circuito Cultural
Espaço TIM UFMG do Conhecimento , primeiro prédio do Circuito Cultural.                                     Foto: Wellington Pedro/Imprensa MG

O governador Aécio Neves participou, neste domingo (21/03), da grande festa que marcou a inauguração do primeiro prédio do Circuito Cultural Praça da Liberdade, o Espaço TIM UFMG do Conhecimento. Quando concluído o Circuito Cultural, a população de Belo Horizonte passa a contar com o maior complexo de arte e cultura do país, com museus, teatro, planetário e espaços interativos que ocupam os prédios que antes abrigavam as secretarias de Estado.

“Essa praça foi concebida para ser a praça do poder há 120 anos, quando Belo Horizonte foi construída para ser a sede do Governo de Minas. Hoje, ela virou a praça do povo. Vamos ter aqui, o mais importante circuito cultural do Brasil. E para quem está deixando o governo dentro de uma semana, nada mais emocionante do que poder andar pela praça e ver que a Praça da Liberdade, símbolo maior de Belo Horizonte, da nossa capital, vai virar esse Circuito. O mundo vai vir aqui, o Brasil vai vir aqui e os mineiros vão, no dia a dia, usufruir disso”, disse Aécio Neves, em entrevista.

Na segunda-feira (22/03), será inaugurado o Museu das Minas e do Metal EBX, espaço dedicado à história do processo de desenvolvimento econômico, social e cultural de Minas. O museu abriga importante acervo sobre mineração e metalurgia, documentando duas das principais atividades econômicas de Minas.
O Circuito Cultural Praça da Liberdade é formado ainda pelo Memorial Minas Gerais Vale, o Centro de Arte Popular Cemig e o Centro Cultural Banco do Brasil. Ainda fazem parte do circuito, o Museu Mineiro, Arquivo Público Mineiro e a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, revitalizados nos últimos anos e já abertos à visitação pública.
Aécio Neves também ressaltou que a população de Minas Gerais terá ainda boas surpresas com os novos prédios que serão inaugurados nos próximos meses.

“Não dá para vocês imaginarem o que está acontecendo dentro de cada um dos desses prédios. Cada um deles tem uma concepção absolutamente vanguardista, o que tem de melhor no mundo em ponto de museus, enfim de entretenimento vai estar aqui entregue a vocês”, ressaltou.

Cidade Administrativa
A ocupação dos prédios da Praça da Liberdade por atrações culturais só foi possível porque toda a administração do Governo de Minas foi transferida para a Cidade Administrativa, no bairro Serra Verde, região Norte da capital.
“Não há no Brasil um circuito cultural tão adensado, com tantas alternativas tão próximas como aqui na Praça da Liberdade. Então, além da Cidade Administrativa que vai levar mais eficiência para o governo, vamos entregar essa praça definitivamente para o povo de Minas Gerais”, afirmou Aécio Neves.

Na Praça da Liberdade, Aécio Neves, acompanhado do vice-governador Antonio Anastasia, assistiu e participou de um grande flash mob – perfomace onde há uma aglomeração instantânea de pessoas em um local público para realizar uma ação previamente organizada -, realizada pelo grupo Valores de Minas. O governador dançou e cantou com os jovens a canção “O que é o que é”, de Gonzaguinha.

Espaço do Conhecimento
Em seguida, visitou o Espaço TIM UFMG do Conhecimento, que abriga um planetário e um observatório astronômico, implantado por uma parceria entre o Governo do Estado, a UFMG e a operadora de telefonia TIM.
O novo espaço, instalado no edifício que abrigava a reitoria da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) estará aberto ao público a partir desta terça-feira (23/02), com 32 salas de exposição que contam a história da origem do homem e sua trajetória na terra. O investimento feito no local foi de R$ 13,6 milhões, realizado pela iniciativa privada, assim como acontecerá com os outros prédios que compõem o circuito.
“O Estado não gasta nada. São parcerias através da credibilidade, da boa relação que temos com as empresas. O Estado apenas construiu as relações, e deu norte, qual o norte devíamos seguir. E agora, a iniciativa privada está entregando aos mineiros essa praça maravilhosa”, explicou o governador.

Parcerias
O vice-presidente da TIM, Rogério Takanayagi, destacou que o Circuito Cultural da Praça da Liberdade é um marco muito importante para Belo Horizonte. “A tecnologia deve ser usada para melhorar a vida das pessoas e é isso que estamos fazendo aqui, neste local que é o melhor exemplo de parceria entre empresas públicas e privadas”, destacou.
O reitor da UFMG, Ronaldo Tadeu Pena, afirmou que a atuação da universidade deve ultrapassar a sala de aula para levar conhecimento ao maior número de pessoas possível.

“O direito ao conhecimento é uma premissa da democracia. É gratificante para a UFMG trabalhar em parceria com o Governo de Minas nesse notável centro para a transmissão de conhecimento”, disse.
Participaram ainda da inauguração do Circuito Cultural o vice-governador Antonio Anastasia, o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, e os secretários de Estado de Cultura, Paulo Brant, de Educação, Vanessa Guimarães, e de Desenvolvimento Social, Ana Lúcia Gazzola.