Governo inaugura restauração da Escola Estadual Pedro II

O vice-governador Antonio Anastasia inaugurou, nesta terça-feira (2), as obras de restauração e reforma de uma das mais tradicionais escolas de Belo Horizonte – a Escola Estadual Pedro II.

Governo inaugura restauração da Escola Estadual Pedro II
Foi inaugurada a restauração da Escola Estadual Pedro II
Foto: José Carlos Paiva / Secom MG

O vice-governador Antonio Anastasia inaugurou, nesta terça-feira (2), as obras de restauração e reforma de uma das mais tradicionais escolas de Belo Horizonte – a Escola Estadual Pedro II. Tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha), a escola recebeu do Governo de Minas investimentos de R$ 3,85 milhões para obras de melhorias e modernização do prédio, que foram realizadas pelo Departamento Estadual de Obras Públicas (Deop), com acompanhamento do Iepha.

Durante a inauguração, o vice-governador lembrou que, ao longo dos últimos sete anos, o Governo de Minas investiu mais de R$ 1 bilhão em obras de restauração, ampliação e reforma de escolas. “São ações que fazem parte do projeto de levar mais qualidade de ensino aos nossos alunos e elevar as condições de trabalho dos professores e de outros profissionais que atuam nas escolas”, destacou.

Anastasia fez menção à beleza arquitetônica do prédio restaurado e ressaltou aos alunos a importância do cuidado. “O Governo de Minas entrega este lindo patrimônio para vocês, alunos, professores e comunidade; portanto, aproveitem e preservem-no”. Na ocasião, a secretária de Estado de Educação, Vanessa Guimarães Pinto, disse que ao devolver este valioso patrimônio à Belo Horizonte, rigorosamente restaurado, o Governo de Minas entrega, também, um projeto pedagógico inovado, beneficiando milhares de alunos.

Preservação e modernidade

O trabalho de restauração da Escola Estadual Pedro II respeitou as características originais do prédio, de 1926, em estilo neocolonial. Projetado pelo arquiteto português Carlos Santos, o prédio exibe elementos da arte barroca-rococó. Detalhes em pedra-sabão, típicos das igrejas coloniais de Minas, e azulejos de inspiração portuguesa, que decoram a fachada da escola, foram preservados.

As obras também priorizaram segurança, acessibilidade e conforto de alunos e professores. A escola tem dois pavimentos e uma área de 4.723 metros quadrados, dois pátios internos e dois externos. Os acessos principais à escola, que estavam em desuso em razão das suas condições precárias, foram reativados.

Foram recuperadas portas, janelas e pisos; ladrilhos antiderrapantes da cozinha, banheiros e corredores; vitrais, lustres e balaustres. Para garantir acessibilidade, foram construídas rampas, banheiros e elevador adaptados para cadeirantes, respeitando a arquitetura original do prédio.

Além disso, todas as salas de aula estão equipadas com TVs LCD. O laboratório de informática foi modernizado com aquisição de computadores conectados em rede e impressoras. Para o vice-governador, o Governo de Minas entrega à população um prédio histórico – uma bela obra que compõe a história da capital mineira e do Estado – e, ao mesmo tempo, uma escola de altíssima qualidade. “Reunimos, então, o útil ao agradável”, disse.

Investimentos

As obras na Escola Estadual Pedro II fazem parte do programa do Governo de Minas que visa à melhoria da estrutura física da rede pública de ensino. Todas as 3.975 escolas estaduais mineiras oferecem boas condições de uso, estimulando o ensino e o aprendizado entre os 2,65 milhões de alunos matriculados. Desde 2003, o Estado investiu R$ 1 bilhão em reformas, ampliação e construção de novos prédios escolares. Do total de recursos, R$ 166 milhões foram destinados à construção de 172 novas escolas, metade delas já em atividade.

Até o final de 2010, também serão construídas 152 escolas rurais e outras 167 serão reformadas, o que representa 100% das escolas estaduais localizadas nessas áreas.

Ano letivo

O ano letivo de 2010 começou na Escola Estadual Pedro II no dia 22 de fevereiro para 380 alunos matriculados na 6ª e 7ª série do Ensino Fundamental e no 1º ano do Ensino Médio. Durante todo ano os alunos participarão de oficinas de informática, música e esportes em horário alternativo às aulas regulares.

A equipe de 30 professores trabalhará com carga horária de 34 horas semanais, divididos em dois módulos: regência e estudos/planejamento. A escola funcionará também no período noturno, atendendo 250 alunos do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), beneficiados pelo Programa de Educação Profissional do Governo de Minas. Serão oferecidos três cursos profissionalizantes na área de Gestão e Administração de Negócios.