Governo de Minas inaugura obras no município de Três Marias

O vice-governador Antonio Anastasia inaugurou obras de alargamento e asfaltamento da avenida Santos Dumont em Três Marias, na Região Noroeste de Minas.

Governo de Minas inaugura obras no município de Três Marias
A avenida Santos Dumont foi alargada e asfaltada
Foto: Marco Evangelista

Com o objetivo de melhorar a infraestrutura de Três Marias, na região Central do Estado, levando mais bem-estar social à população local, o vice-governador Antonio Anastasia esteve no município neste sábado (27) para inaugurar as obras de alargamento e asfaltamento da avenida Santos Dumont. Com investimentos de R$ 407 mil - R$ 350 mil do Governo de Minas e R$ 57 mil da prefeitura -, as melhorias na via possibilitam, agora, o acesso direto do Centro da cidade ao aeroporto e ao bairro Jardim dos Pescadores.

O vice-governador destacou o benefício social da obra e o fato de ela ter sido construída com poucos recursos. “Estou impressionado com esta grande obra da avenida Santos Dumont. O prefeito Bem-Ti-Vi fez muito com pouco dinheiro, mostrando, assim, o bom gestor que é”, disse. O prefeito de Três Marias ressaltou que a construção da avenida era um sonho antigo da população e que a parceria com o Governo de Minas tem sido fundamental para o crescimento do município.

Outra obra inaugurada pelo vice-governador Antonio Anastasia, em Três Marias, foi a Escola de Barco à Vela, no Terminal Turístico Praia Mar de Minas, um projeto social de esportes náuticos e educação ambiental, realizado pela Prefeitura de Três Marias, em parceria com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e com o Instituto Rumo Náutico do Projeto Grael.

Inicialmente, a escolinha irá atender 150 alunos da rede pública de ensino, a partir de 9 anos de idade, que irão participar de atividades como natação, vela, artes, cursos profissionalizantes e atividades voltadas para o meio ambiente. Vale destacar que o programa foi realizado nos moldes do Projeto Grael, que tem sede em Niterói (RJ) e atua em três projetos educacionais que são a iniciação esportiva, a educação complementar e a iniciação profissionalizante.

Para Anastasia, trata-se de um projeto que ensina muito mais que a questão de velejar e vai além de ser um programa de inclusão social. “Podemos atribuir a esse projeto o ofício de estimular a educação formal e a educação da vida, que também é fundamental, e, ao mesmo tempo, aproveitamos o patrimônio natural, que é a nossa represa de Três Marias. A Escola de Barco à Vela vai estimular o turismo, a educação, o esporte, prevenir a segurança pública. Em um único projeto estão reunidos diversos segmentos importantes a favor da nossa juventude”, enfatizou.

O vice-governador de Minas Gerais também conheceu alguns dos trabalhos sociais realizados em Três Marias, por meio da Casa de Acolhida Bom Pastor, que trabalha na recuperação de crianças e jovens em risco de vulnerabilidade social. Atualmente, a Casa abriga 42 internos com idade entre 7 e 17 anos e seu trabalho foi reconhecido, recentemente, pelo Projeto Criança Esperança, que doou uma sala de informática equipada para capacitação profissional dos jovens abrigados.

“Se em todas as cidades tivéssemos um programa como esse de prevenção, de inclusão, de acolhimento, nós teríamos no Estado outra realidade na segurança pública. É um programa muito aplaudido e premiado, de forma justa, pelo Projeto Criança Esperança. É um orgulho para Três Marias e para o Estado”, destacou.

O vice-governador visitou Três Marias e prestigiou as comemorações do 47º aniversário do município ao lado do secretário de Estado de Governo, Danilo de Castro; do vice-presidente da Cemig, Arlindo Porto; de deputados e lideranças políticas da região.