Governador autoriza obras de saneamento em Patos de Minas

O governador Aécio Neves e o vice-governador Antonio Anastasia, assinaram, em Patos de Minas, autorização para início imediato de obras da Copasa para implantação do sistema de tratamento de esgoto.

Governador autoriza obras de saneamento em Patos de Minas
O governador Aécio Neves autorizou o início das obras em Patos de Minas
Foto: Carlos Alberto/Secom MG

O governador Aécio Neves e o vice-governador Antonio Anastasia, assinaram, nesta quarta-feira (24), em Patos de Minas, autorização para início imediato de obras da Copasa para implantação do sistema de tratamento de esgoto do município, localizado no Alto Paranaíba. Serão investidos R$  46 milhões na construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e de seis unidades de bombeamento de esgoto. Os 150 empregos diretos que serão gerados nas obras sejam preferencialmente ocupados por trabalhadores de Patos de Minas.

“O que assinamos hoje é um conjunto de tratamento de esgoto que vai despoluir o Rio Paranaíba e que vai levar saúde a toda a população de Patos. Uma das maiores obras feitas no Estado de Minas Gerais. Não são promessas, são recursos autorizados e que agora começam imediatamente”, disse Aécio Neves.

Ao lado da prefeita Béia Savassi, o governador anunciou também a assinatura de convênio com a Prefeitura Municipal de Patos de Minas para dar início ao projeto de canalização da avenida Fátima Porto. “A canalização da avenida é uma reivindicação histórica da cidade. Vamos definir qual será o cronograma dessa liberação, mas espero ver essas obras começadas nos próximos meses”, afirmou o governador.

Faz parte do conjunto de investimentos em Patos de Minas a reforma do Parque Municipal do Mocambo, uma área verde de 17 hectares, que abriga vegetação típica do cerrado, além de lago e quadras de esportes.

Parceria

O vice-governador Antonio Anastasia, ressaltou a importância das parcerias com as prefeituras municipais nos projetos implantados pelo Governo do Estado. “Todo o nosso governo foi firmado nas parcerias. Ninguém governa sozinho. Ao longo dos últimos sete anos, fizemos obras de asfaltamento, de infraestrutura, de telefonia, saúde e educação, todas em comunhão com os prefeitos, de todos os partidos. Isso é fundamental, porque demonstra o grau de maturidade política do nosso Estado”, disse Anastasia.

Saúde e habitação

Durante o evento, que reuniu 18 prefeitos de municípios vizinhos, deputados e lideranças políticas da região, o presidente da Companhia de Habitação de Minas Gerais (Cohab), Mauro Brito, foi autorizado pelo governador a construir 80 casas em Patos de Minas, por meio do programa Lares Geraes.

O governador assinou ainda autorização para a liberação de R$ 250 mil para a ampliação da Policlínica do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Paranaíba, com sede na cidade de Lagoa Formosa.

Os recursos para a policlínica serão usados na construção do segundo andar do prédio, que terá 310 metros quadrados, dobrando a área da policlínica. Atualmente, são realizados procedimentos nas áreas de cardiologia, urologia, neurologia, oftalmologia, além dos exames eletrocardiograma, eletroencefalograma, endoscopia e ultrassom. Em 2009, a Policlínica realizou 42 mil atendimentos, uma média de 175 por dia.

A construção da Policlínica e da sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Paranaíba foram realizados com investimentos de R$ 250 mil da Secretaria de Estado de Saúde, por meio do Programa de Fortalecimento dos Consórcios Intermunicipais de Saúde, lançado em 2005.

A policlínica foi inaugurada em 2007 e atende os municípios de Arapuá, Brasilândia de Minas, Carmo do Paranaíba, Guarda-Mor, João Pinheiro, Lagoa Formosa, Lagoa Grande, Matutina, Presidente Olegário, Rio Paranaíba, São Gonçalo do Abaeté, São Gotardo, Tiros e Varjão de Minas. A população beneficiada é estimada em 270 mil pessoas.