Vice-governador visita Santa Rita do Sapucaí, no Sul do Estado

O vice-governador Antonio Anastasia esteve em Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas, nesta segunda-feira (22), para conhecer um pouco mais da estrutura educacional da cidade.

Vice-governador visita Santa Rita do Sapucaí, no Sul do Estado
Vice-governador ministrou palestra em Santa Rita do Sapucaí
Foto: Marco Evangelista/Secom MG

O vice-governador Antonio Anastasia esteve em Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas, nesta segunda-feira (22), para conhecer um pouco mais da estrutura educacional da cidade popularmente conhecida como Vale da Eletrônica, em decorrência da grande concentração de indústrias do setor. Antonio Anastasia visitou a Escola Estadual Doutor Luiz Pinto de Almeida, referência nacional em ensino de qualidade e detentora de diversos prêmios na área da educação. Em seguida, conheceu as instalações do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) e ministrou aula inaugural aos alunos. Na ocasião, ele também participou das comemorações dos 45 anos do instituto.

Impressionado com a cadeia de inteligência e de conhecimento que se formou em Santa Rita do Sapucaí, polo tecnológico de Minas Gerais, o vice-governador ressaltou que, em pleno século do conhecimento, é preciso nos empenhar, em exaustão, para alcançarmos a excelência no ensino e, assim, obtermos prosperidade. Nas palavras de Antonio Anastasia, “aqui, nesta cidade do Sul de Minas, nós temos a passagem para o futuro”.

Durante a palestra proferida no Inatel, o vice-governador discorreu sobre os desafios da administração pública moderna, momento em que é preciso conciliar conhecimento e técnica com sensibilidade em relação às demandas da sociedade. O vice-governador Antonio Anastasia comparou a busca pela inovação tecnológica, laboratório de aprendizado dos alunos do Inatel, com a necessidade de alcançar a inovação da gestão pública.

“A má gestão emperra o desenvolvimento e o crescimento. Não podemos ficar restritos à inovação tecnológica e esquecermos de aprimorar a gestão do que é público. E, agora, com a economia avançando melhor, com o Brasil se introduzindo na área tecnológica, já entre os países promissores, passamos a perceber que nada adiantará todo esse nosso esforço e investimento se nós não avançarmos também nos serviços e na gestão pública”, disse. Segundo o vice-governador, é preciso fazer uma gestão vocacionada aos resultados. “O Estado deve ser, simplesmente, eficiente. Temos conhecimento, inteligência e sabedoria, o que falta é ‘vontade política’, além disso, é fundamental que a sociedade cobre e participe”, finalizou.

Fundado em 1965, o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) é pioneiro no ensino e na pesquisa especializada em Engenharia Elétrica e de Telecomunicações no Brasil. O vice-governador parabenizou o Instituto pelo empenho em busca do ensino de excelência e pelos projetos fundamentais para o desenvolvimento tecnológico. “O Inatel é uma das instituições mais sólidas e aplaudidas na área de ensino. Tem uma enorme relevância para o aprimoramento tecnológico de Minas e do Brasil”. Os diretores do Inatel aproveitaram a ocasião para apresentar ao vice-governador um novo projeto de investimento em desenvolvimento tecnológico para a região.

Excelência em ensino

“Investir em educação é pensar no futuro das nossas gerações”, disse o vice-governador aos mais de 700 alunos que o aguardavam na Escola Estadual Doutor Luiz Pinto de Almeida, em Santa Rita do Sapucaí. Ele conheceu a estrutura física e pedagógica da escola que, em 2009, ganhou o primeiro lugar no Prêmio Referência Nacional em Gestão Escolar – Destaque Brasil, concedido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), pela União Nacional dos Dirigentes de Educação (Undime) e pela Unesco, com promoção da Fundação Roberto Marinho.

Para Antonio Anastasia, esta é uma instituição modelo, que deve servir de inspiração para outras escolas. “Em nome não apenas do Governo de Minas e sua equipe, mas dos 20 milhões de mineiros, parabenizo a Escola Estadual Doutor Luiz Pinto de Almeida pela excelência, pelos programas de inclusão e por ser exemplo de qualidade do nosso ensino. Esses prêmios são fruto do esforço e do trabalho em equipe – servidores, professores, alunos, famílias e comunidade. É um fato que faz Santa Rita do Sapucaí, o Sul de Minas, e todo o Estado transbordarem de orgulho. Vocês são a força e a esperança do futuro de nossa Minas Gerais e de nosso país”, ressaltou.

Com 1.230 alunos de Ensino Fundamental, a Escola Estadual Doutor Luiz Pinto de Almeida participa de vários projetos da Secretaria de Estado de Educação, tais como o Escola de Tempo Integral, Escola Referência, Formação Inicial para o Trabalho (FIT), Projeto de Desenvolvimento Profissional (PDP) e Programa Educacional de Atenção ao Jovem (Peas), além de trabalhar com projetos de integração com a comunidade, parcerias e capacitação de professores.