Governo de Minas inaugura bloco cirúrgico do Hospital Cristiano Machado em Sabará

O governador Aécio Neves e o vice-governador Antonio Anastasia inauguraram, nesta segunda-feira (22), o bloco cirúrgico do Hospital Cristiano Machado, em Sabará.

Governador inaugura bloco cirúrgico em hospital de Sabará
Governador Aécio Neves e Antonio Anastasia no Hospital Cristiano Machado
Foto: Wellington Pedro/Imprensa MG

O governador Aécio Neves e o vice-governador Antonio Anastasia inauguraram, nesta segunda-feira (22), o bloco cirúrgico do Hospital Cristiano Machado, em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O hospital integra a rede Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig). Desde 2006, é especializado no atendimento de pacientes do SUS que precisam de cuidados prolongados na área de reabilitação, em decorrência de sequelas neurológicas graves provocadas por traumas.

Com a construção do bloco cirúrgico, o hospital ampliará o atendimento, passando a fazer também cirurgias programadas. O centro é formado por duas salas de cirurgia, uma sala de recuperação pós-anestésica e 23 leitos de enfermaria. O centro cirúrgico entra em atividade no dia 5 de março próximo com capacidade para realizar até 120 cirurgias/mês de média complexidade.

Segundo o governador, o novo centro cirúrgico contribuirá para reduzir o tempo de espera por uma cirurgia entre os pacientes do SUS que moram em Sabará e para desafogar o sistema de saúde em Belo Horizonte e na RMBH. Serão feitas cirurgias do aparelho digestivo (vesícula, intestino, estômago, vias biliares, pâncreas, esôfago), tireóide, hérnias, ginecológicas (retirada de útero, ovário), urológicas (retirada de próstata) e de mama.

“Essa é uma obra de extraordinária importância. Uma obra buscada pela população, pelas lideranças políticas, pelo setor médico de Sabará, há praticamente uma década. Conseguimos, portanto, dotar a cidade com uma estrutura que vai possibilitar a realização de algo em torno de 200 cirurgias por mês, um trabalho que continuará tendo o apoio do Governo do Estado”, disse o governador, em entrevista.

Melhor atendimento

O Governo de Minas já investiu R$ 5,7 milhões em obras e implantação de novos serviços com o objetivo de melhorar o atendimento do hospital Cristiano Machado. Do total, R$ 3,5 milhões foram aplicados na construção do bloco cirúrgico e compra de novos equipamentos. Os recursos foram também destinados à construção de rampa de acesso às enfermarias, reforma da guarita e da recepção, ampliação do almoxarifado e pintura da área externa do hospital.

Aécio Neves afirmou que a partir de 2003 os investimentos em saúde, visando melhorar a qualidade dos serviços, do atendimento e da gestão, tem sido crescentes.

“Temos feito investimentos na saúde com uma lógica de buscar otimizar os recursos estruturais já existentes, como era o caso desse aqui, dotando de equipamentos, modernizando a sua estrutura física, aumentando o número de servidores, inclusive do próprio corpo médico. E aí, uma parceria com a Prefeitura de Sabará será extremamente importante nessa direção. É um passo a mais na melhoria da qualidade do atendimento médico e da gestão da saúde pública do Estado de Minas Gerais”, disse ele.

Pro-Hosp e Saúde em Casa

Em seu pronunciamento, o governador citou outros programas implantados com o objetivo de melhorar os serviços de saúde, como o Pro-Hosp e o Saúde em Casa

“Através do Pro-Hosp, estamos equipando e melhorando os serviços prestados por hospitais que atendem pelo SUS em todo o Estado. A rede Pro-Hosp é formada por 131 hospitais que já receberam investimentos do Governo de Minas que somam R$ 403 milhões. Estamos investindo também na prevenção, por meio das equipes do Programa Saúde da Família que recebem incentivos do Saúde em Casa. Hoje somos o estado brasileiro com maior número de equipes de PSF em atividade, são quase 4 mil atuando nas cidades mineiras”, afirmou o governador.

Rede Fhemig

O vice-governador Antonio Anastasia, disse que a inauguração do centro cirúrgico do Hospital Cristiano Machado aumenta a capacidade de atendimento da rede Fhemig em Sabará. Ele disse ainda que os investimentos em saúde fazem parte das ações prioritárias do Governo de Minas na área social.

“Temos feito importantes inaugurações em todos os setores, na educação, na segurança pública, no setor de infraestrutura, mas um segmento que talvez seja o mais relevante é esse da saúde, porque cuida da vida das pessoas”, disse Anastasia.

Consultas médicas

O Hospital Cristiano Machado atua ainda na prevenção e tratamento das úlceras de pressão e feridas, frequentes em pacientes que permanecem acamados ou imobilizados por longo tempo.

Em parceria com a Prefeitura de Sabará, o hospital presta serviços de ambulatório, com consultas nas áreas de Clínica Médica, Ginecologia e Dermatologia e serviço de Radiologia.

O Hospital Cristiano Machado foi a primeira unidade da rede Fhemig a adotar a visita aberta, onde o acompanhante pode ficar o tempo todo ao lado do paciente, participando assim do processo de sua reabilitação.

O hospital conta com 53 leitos, sendo 36 para pacientes crônicos em tratamento de reabilitação, 23 de enfermaria e quatro reservados para pacientes com hanseníase.

No ano passado foram realizadas no hospital 6.277 consultas programadas e 18.881 exames complementares. A equipe profissional do Hospital Cristiano Machado é formada por médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas e assistentes sociais.