Governo de Minas inaugura obras no Centro-Oeste do Estado

Governo de Minas inaugura obras no Centro-Oeste do Estado
Unidade Básica de Saúde do município de Tapiraí
Foto: Marco Evangelista/Secom MG

O governador em exercício professor Antonio Anastasia esteve, nesta terça-feira (16), em cidades do Centro-Oeste mineiro onde inaugurou obras e anunciou novos investimentos para a região. O professor esteve em Medeiros, Tapiraí, São Roque de Minas e Vargem Bonita.

Em Medeiros, durante a manhã, o professor Antonio Anastasia autorizou a execução do projeto de construção da estrada que liga o município a Pratinha. O valor do projeto é de R$ 1 milhão e a expectativa é que a licitação ocorra ainda este ano. O custo da obra é estimado em R$ 50 milhões. “Essa estrada não atenderá tão somente os dois municípios; nós vamos interligar, de maneira muito mais rápida, a região Centro-Oeste de Minas com o Alto Paranaíba e o Triângulo Mineiro”, disse o governador em exercício.

Anastasia informou que o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG), durante 45 anos, asfaltou, em média, 200 km de estradas por ano. De 2003 ao final de 2010 a média é de 700 km de rodovias asfaltadas por ano. Segundo ele, esses dados dão ao Governo de Minas autoridade moral para dizer que, no momento em que for publicada no Diário Oficial a homologação para a contratação da empresa que irá elaborar o projeto, é porque o Governo tem condições de fazer essa obra.

Em seguida, na cidade de Tapiraí, ele inaugurou a primeira Unidade Básica de Saúde (UBS) do município. Com investimentos de R$ 180 mil do Governo do Estado, a Unidade Básica de Saúde José Nestor Limiro abriga uma Equipe de Saúde da Família (ESF), responsável pelo atendimento médico de toda a população da cidade. Os recursos foram investidos por meio do Saúde em Casa, programa lançado em 2005 que possibilita ampliar e melhorar a atenção primária, que é o tipo de serviço prestado nas UBSs. Nessas unidades, 85% dos problemas de saúde mais comuns são solucionados.

“O Governo de Minas já inaugurou aproximadamente duas mil Unidades Básicas de Saúde por todo o Estado. Isso mostra a preocupação que temos com a questão da saúde, nosso bem mais precioso. A inauguração desta UBS, a primeira de Tapiraí, é um exemplo do esforço do nosso Governo em dotar os municípios, especialmente os pequenos, de infraestrutura física e social”, disse o professor Anastasia.

Energia e casas populares

O governador em exercício também esteve em São Roque de Minas para lançar a terceira etapa do programa Luz para Todos que prioriza ligações de energia elétrica para a população rural. O Governo de Minas estima que até o final de dezembro deste ano 100% das comunidades rurais tenham energia elétrica. Calcula-se 285 mil ligações, representando uma população atendida de cerca de 1,5 milhão de pessoas, desde 2003, quando o programa foi implementado em sua primeira etapa. O investimento total no programa soma R$ 3 bilhões, sendo 77% desse montante de responsabilidade do Governo de Minas e da Cemig.

Finalizando os compromissos administrativos do dia, professor Antonio Anastasia assinou, em Vargem Bonita, a ordem de serviço para o início das obras de casas populares do Conjunto Habitacional Jenipapo. Serão investidos R$ 853,6 mil pelo Governo de Minas na construção das 40 unidades habitacionais tipo padrão. A obra resulta de convênio assinado entre a Prefeitura Municipal e a Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab/MG) em novembro de 2009.