Governador em exercício entrega viaturas para a Polícia Civil

O governador em exercício Antonio Anastasia participou, nesta quinta-feira (18), na Academia da Polícia Civil de Minas Gerais (Acadepol), da aula inaugural do curso de formação de 826 novos agentes.

Governador em exercício entrega viaturas para a Polícia Civil
Governador em exercício Antonio Anastasia e Marco Antônio Monteiro
Foto: Omar Freire/Imprensa MG

O governador em exercício Antonio Anastasia participou, nesta quinta-feira (18), na Academia da Polícia Civil de Minas Gerais (Acadepol), da aula inaugural do curso de formação de 826 novos agentes. Durante a solenidade, ele fez a entrega de 214 viaturas para a corporação. O investimento do Governo de Minas foi de R$ 10,3 milhões. As novas viaturas serão distribuídas para todas as regiões do Estado e serão utilizadas em quatro projetos: Áreas Integradas de Segurança Pública, Fica Vivo, Cinturão de Segurança e renovação da frota Subsecretaria de Administração Prisional.

“Esse é o nosso constante processo de aperfeiçoamento das instituições. Estamos aumentando o efetivo da Polícia Civil e Militar, um processo constante e sabemos que vamos sempre precisar de mais. Ao mesmo tempo, estamos fazendo a entrega de viaturas, também nesse processo constante de equipar”, afirmou Anastasia.

Áreas integradas

O Projeto Áreas Integradas de Segurança Pública teve início em 2003 e é responsável pela integração das ações das forças de segurança de Minas Gerais. Através do programa, as polícias passaram a trabalhar com as mesmas áreas geográficas, mediante planejamento comum de ações e operações, além de definir conjuntamente objetivos, estratégias e metas de enfrentamento à criminalidade.

Outro programa beneficiado pelas novas viaturas – o Fica Vivo! – é voltado para jovens de 12 a 24 anos em situação de risco social e residentes nas áreas com maior índice de criminalidade do Estado.

O Fica Vivo! tem o objetivo de contribuir com a redução da violência e da criminalidade através do atendimento aos jovens em oficinas de cultura, esporte, comunicação, inclusão produtiva e atendimentos psicossociais.

Hoje 14.500 jovens são atendidos pelo programa em 25 núcleos. São realizadas mais de 600 oficinas. Desde sua implantação o programa tem atingido a redução média de 25% dos indicadores de homicídios nas áreas atendidas, mas em algumas regiões a redução chega a 50%.

Cinturão de Segurança

Já o Cinturão de Segurança tem o objetivo de proteger e fortalecer as regiões de divisa do Estado de Minas Gerais, inibindo as ações do crime organizado e de quadrilhas especializadas de roubo de cargas, roubo a estabelecimentos bancários, tráfico de armas, tráfico de drogas e de outras modalidades de forma preventiva e repressiva. Desde a sua implantação, já recebeu R$ 67,3 milhões em investimentos do Governo de Minas.

Renovação de Frota e aumento do efetivo

Em 2003, Minas contava com 7.068 viaturas para atender as forças de segurança em todo o Estado. Nos últimos sete anos, esse número mais que dobrou, atendendo a Polícia Civil, Militar e o Corpo de Bombeiros.

Desde 2007, todas as unidades prisionais da Região Metropolitana de Belo Horizonte tiveram suas frotas renovadas e as unidades do interior receberam, pelo menos, um veículo novo.

Os efetivos das forças de segurança de Minas Gerais também foram reforçadas nos últimos anos. Em 2009, o efetivo policial mineiro era de 60.832 homens, mais de 11 mil a mais do que em 2003.