Mineradora inaugura centro inovador de pesquisas tecnológicas

A mineradora Ferrous Resources do Brasil inaugurou nesta terça-feira (9), em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a planta piloto do Centro de Pesquisas Tecnológicas (CPT) da empresa.

Mineradora inaugura centro inovador de pesquisas tecnológicas
O secretário Alberto Portugal(d) e autoridades inauguram CPT em Brumadinho
Foto: Henrique Pimentel

A mineradora Ferrous Resources do Brasil inaugurou nesta terça-feira (9), em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a planta piloto do Centro de Pesquisas Tecnológicas (CPT) da empresa, considerada a mais completa existente no país. Localizado na Mina Esperança, o CPT Ferrous tem como objetivo promover o melhor uso dos recursos naturais e a mineração sustentável e será um polo facilitador de atividades de mineração e metalurgia na região. O CPT terá uma parceria efetiva com o Governo de Minas, por meio do Polo de Excelência Mineral e Metalúrgico,  e beneficiará diversos tipos de minerais, e não só o minério de ferro, e tem o desafio de gerar um produto economicamente rentável, transformando minerais de baixo teor em riqueza para o país.

De acordo com o presidente da empresa, Mozart Litwinski, o Centro de Pesquisas Tecnológicas visa atender às necessidades de todos os mineradores e para que qualquer mineral em Minas Gerais ou no país que precise de beneficiamento para se tornar riqueza, seja em pequenas ou grandes amostras. “O mundo precisa de minério de ferro da melhor qualidade e aqui ele vai sair com a mesma qualidade do minério da mina do Cauê, considerado o melhor da região, ou de Carajás”, garantiu. Já para Rogério Patente, gerente de Desenvolvimento da Ferrous, a planta piloto vai maximizar a produção, permitindo ajustes e o redimensionamento da configuração de processos, além de teste de outras variáveis, caso sejam necessárias durante a produção.

Segundo o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alberto Duque Portugal, que representou o Governo de Minas, a Ferrous trouxe recentemente propostas inovadoras para Minas, que, para ele, vêm ao encontro da decisão firme do governador Aécio Neves de preparar Minas como o estado líder na economia do conhecimento, com um conjunto de ações que vêm sendo desenvolvidas e que começam lá na infância, com o pioneirismo em oferecer o ensino fundamental de nove anos, colocando as crianças mais cedo na escola; o mais inovador programa de educação profissional no país, o fortalecimento da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em parceria com a Capes; a Lei de Inovação, que cria um ambiente favorável para investimento na área de ciência, tecnologia e inovação; o Minas Comunica, que expandiu a telefonia celular a todos os municípios mineiros, e o Minas Digital, que vai ser consolidado em mais de 300 cidades, levando internet banda larga para os municípios com menos de 20 mil habitantes.

Alberto Portugal destacou também o esforço em gestão pública, com a inovação no modelo de gestão ao trazer a experiência da iniciativa privada no planejamento, produtividade, avaliação de desempenho, “e o mais simbólico, e que coloca Minas em posição de destaque, com a destinação de 1% do orçamento do Estado à Fapemig (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais), o que representou R$220 milhões para a fundação em 2009, recursos utilizados não em salários, mas fundamentalmente para o desenvolvimento da pesquisa”, o Sistema Mineiro de Inovação e o lançamento recentemente de projetos conjuntos com a Vale, no valor de R$40 milhões, e a Fiat, dentre outros.

Para o secretário, “só as sociedades que forem capazes de desenvolver, apropriar, incorporar o conhecimento rapidamente ao processo produtivo serão aquelas que terão condições para gerar melhores empregos, mais renda e mais desenvolvimento sustentável”, disse. “Estamos criando no Estado um ambiente propício para investir em pesquisa e desenvolvimento, construindo capital intangível. A atual posição de Minas permite atrair investimentos de vanguarda, com perspectiva de negócios de alto valor agregado. O Centro é um exemplo de que Minas está no caminho certo e que estaremos permanentemente lado a lado para somar esforços e contribuir para uma mineração mais sustentável”, completou.