Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Menu

Notícia

Minas já conta com 14 Centros Solidários de Educação Infantil

Minas Gerais já possui 14 Centros Solidários de Educação Infantil, uma iniciativa do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) e do Governo de Minas.

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento
Minas já conta com 14 Centros Solidários de Educação Infantil
Vice-governador e secretrário Danilo de Castro inauguram Centro Solidário de Educação, em Além Paraíba
Foto: Lucia Sebe/Secom MG

Minas Gerais já possui 14 Centros Solidários de Educação Infantil, uma iniciativa do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) e do Governo de Minas que visa assegurar os direitos das crianças de zero a seis anos, oferecendo cuidados em tempo integral e em todas as áreas, ensino, saúde, alimentação, recreação e apoio emocional. Nesta sexta-feira (5), o vice-governador professor Antonio Anastasia participou da inauguração da 14ª unidade, construída em Além Paraíba, Zona da Mata, região onde também visitou as cidades de Ubá e Pirapetinga. “A educação infantil é o primeiro passo, é o primeiro tijolo, é o amparo, é o sustentáculo que depois nós vamos desdobrar na educação dos outros graus”, afirmou o vice-governador, em Além Paraíba. 

“Que o Centro de Educação Infantil seja uma casa de alegria. Que, aqui, as crianças recebam amor e aprendam todos os dias que vale a pena sonhar e ter esperanças. Dizem que as crianças são mensagens vivas que enviamos ao futuro. Que as crianças de Além Paraíba possam levar ao futuro boas notícias de Minas”. A mensagem, da presidente do Servas, Andrea Neves, foi lida pelo diretor da instituição, Dener Nolasco, presente à inauguração. 

Para o professor Anastasia, “Andrea Neves tem uma sensibilidade especial”. Conforme destacou, “em suas palavras, lembrando mensagem para o futuro”, a presidente do Servas demonstra sua preocupação “com as mães, com as crianças de nosso Estado, as mães de Além Paraíba, especialmente aquelas mães que tem mais necessidades da ação do poder público”. 

O vice-governador observou que, no centro, “as crianças serão muito bem cuidadas; elas são filhas e filhos das mães de Além Paraíba, mas mais do que isso, são filhas e filhos de Minas Gerais”. Segundo ele, “unidades como essa estamos fazendo em todo o Estado e teremos muitas outras a inaugurar porque temos de ter especial atenção com nossas crianças porque o futuro, o futuro da humanidade pertence a elas”, afirmou. 

O prefeito de Além Paraíba, Wolney Freitas, ressaltou a importância da parceria com o Governo de Minas, citando diversas outras obras realizadas e em realização no município com recursos estaduais, entre elas, as casas populares. Falando em nome de todas as mães de crianças do Centro Solidário de Educação Infantil, Miriam de Oliveira Moraes agradeceu “a todos que contribuíram para a realização desse sonho”. Ela completou afirmando que, “ tem certeza que, assim como eu, todas as mães vão trabalhar tranquilas, sabendo que nossos filhos estão em boas mãos, mãos de funcionárias competentes; nossas crianças estão num lugar limpo, bem cuidado, com boa alimentação e, principalmente, carinho”. 

Parceria 

Os Centros Solidários de Educação Infantil visam promover e assegurar o bem-estar, o crescimento e o desenvolvimento integral de crianças de zero a seis anos. Construídos pelo Servas com recursos captados no âmbito do Fundo para Infância e Adolescência (FIA) Estadual, e  equipados com o apoio de empresas e entidades de classe empresariais, os centros têm projeto arquitetônico de acordo com as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e da legislação vigente, oferecido de forma voluntária pela empresa Dávila Arquitetura, de Belo Horizonte. 

Também são parceiros da obra em Além Paraíba a Copasa, Usiminas, Associação Mineira de Decoradores de Nível Superior (Amide), Leme Engenharia, Madeirense Móveis do Brasil, Persianas e Cortinas Criativa.

As unidades educacionais são estruturadas para atender as crianças em período integral, com todos os espaços equipados, desde salas de atividades, cozinha e áreas para administração com armários, mesas, cadeiras e equipamentos eletroeletrônicos; além de berçário, sala de leitura, salas de atividades divididas por faixa etária, refeitório e parque recreativo. 

As crianças recebem uniformes – camiseta, calça, bermuda, agasalho e mochila – e os profissionais que atuam no centro recebem camisetas e aventais. As prefeituras disponibilizam o terreno e infraestrutura (água, luz, esgoto), recursos humanos e assumem a administração e manutenção do educandário após a entrega. O Servas também capacita os profissionais que irão compor o quadro de pessoal. Outros 13 Centros Solidários já atendem centenas de crianças nos municípios de Ibirité, São João del-Rei, Jequitinhonha, Felixlândia, Pedro Leopoldo, Bocaiúva, Salinas, Campos Gerais, Caratinga, Itamarandiba, Governador Valadares, Ribeirão das Neves e Teófilo Otoni. 

Ainda em Além Paraíba, o vice-governador Antonio Anastasia esteve com dirigentes de instituições sociais, que agradeceram ao Governo de Minas a liberação de verbas do orçamento do Estado, por meio de emendas parlamentares. Com os recursos, as entidades dão prosseguimento a programas de profissionalização e assistência social, beneficiando crianças, jovens e adultos, como a Apae, a Pastoral da Sobriedade e a Sociedade Além-paraibana de Educação (Sape). Esta última oferece cursos diversos, entre eles, o de Luteria, cujo aluno, Welison Oliveira Vitorino, ofereceu um cavaquinho de presente ao vice-governador. Welison, além de trabalhar à noite, estuda eletromecânica na Sape. 

Zona da Mata 

Na região da Zona da Mata mineira, nesta sexta-feira (5), professor Antonio Anastasia também esteve em Pirapetinga, onde participou da inauguração oficial da unidade do Sesi / Senai Centro Integrado de Desenvolvimento do Trabalhador “Dirceu de Oliveira Martins”, do Centro de Formação Profissional do Senai, entidade integrante do Sistema Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). 

Para o vice-governador, em plena era do conhecimento, investimentos em educação e ensino de boa qualidade são primordiais.  “Temos aqui, nesta unidade do Sesi/Senai, instalações de primeiro mundo, que nos dá mais orgulho, entusiasmo e estímulo para estudar. É uma satisfação poder conhecer, de perto, uma obra de altíssima qualidade e conforto, que beneficia não apenas Pirapetinga, mas também os municípios da Zona da Mata e todo o Estado. Tenho certeza que daqui sairão muitos profissionais qualificados para o mercado de trabalho, tão demandante de mão de obra capacitada”, ressaltou. 

Em Ubá, nessa quinta-feira (4), o vice-governador foi o patrono de mais de 350 formandos das turmas de 11 cursos superiores do Campus II da Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac). Na ocasião, professor Anastasia falou aos formandos sobre a emoção da conclusão de uma etapa tão importante na vida e ressaltou que o dia da formatura certamente ficará marcado na memória de cada um dos novos profissionais.

Fonte:

Últimas Notícias