Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Menu

Notícia

Saúde Estadual e Ministério se reúnem para discutir combate à dengue

O secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, se reuniu nesta sexta-feira (5) com representantes do Ministério da Saúde e da Organização Panamericana de Saúde (Opas) para discutir o combate à dengue em Minas.

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento

O secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, se reuniu nesta sexta-feira (5) com representantes do Ministério da Saúde e da Organização Panamericana de Saúde (Opas) para discutir o combate à dengue em Minas, bem como as intervenções para qualificar a assistência aos pacientes que contraíram a doença. Na ocasião, foram abordados alguns pontos, como a aprovação pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), órgão integrado pelas secretarias de Saúde do Estado e dos municípios, do incremento em R$ 3,00 per capita para a média complexidade para a realização de exames complementares, como o hemograma. 

"Nós estamos atentos à situação epidemiológica, agravada pelas condições climáticas favoráveis para a proliferação do mosquito. Nas duas primeiras semanas epidemiológicas deste ano tivemos um aumento de 70% de notificações de casos se compararmos com o mesmo período em 2009. Por isso nossos esforços têm que ser redobrados", avaliou o secretário. 

O Plano Estadual de Intensificação de Combate à Dengue vem sendo discutido e deve ser finalizado nos próximos dias. Será dado apoio financeiro ou suporte técnico aos municípios mineiros visando ações de combate ao Aedes aegypti, além da capacitação de profissionais de saúde, sobretudo do Programa de Saúde da Família (PSF), com orientações para o correto manejo clínico de pacientes. O Estado vai intensificar o repasse de medicamentos, como soro fisiológico, para os municípios prioritários e o Ministério da Saúde se comprometeu a repassar 32 mil frascos a partir da próxima semana. 

“Vamos também intensificar as ações de mídia para mobilizar a sociedade para o combate ao mosquito, pois isto passa por mudanças de hábito e de cultura. Os dados demonstram que 80% dos focos estão nas residências”, explicou. 

Bom trabalho

O coordenador do Programa Nacional de Combate à Dengue do Ministério da Saúde, Giovanini Coelho, reiterou o apoio do MS ao Estado e avaliou o trabalho feito em Minas de forma positiva. “Se não fossem as ações realizadas aqui, talvez tivéssemos uma situação mais grave. Minas tem influenciado na atuação do Programa Nacional e sabemos que o que vem sendo feito é positivo”, disse. 

Outro ponto levantado pelo coordenador foi o fato da dengue fazer parte da preocupação da política governamental de Minas Gerais. “Vemos que esta é uma agenda do governador, do secretário e não apenas das áreas técnicas. Sem dúvida isso facilita o trabalho e a convergência de esforços”. Ainda nesta sexta, Giovanini Coelho e o representante da Opas, Haroldo Bezerra, se reúnem com os 10 municípios prioritários da Região Metropolitana de Belo Horizonte para discutir ações de combate à dengue e assistência à saúde.

Fonte:

Últimas Notícias