Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Menu

Notícia

Viajantes devem ser vacinados contra febre amarela

Quem pretende viajar durante o carnaval para o interior de Minas ou áreas que tenham cachoeiras e matas deve se vacinar contra a Febre Amarela.

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento

Quem pretende viajar durante o carnaval para o interior de Minas ou áreas que tenham cachoeiras e matas deve se vacinar contra a Febre Amarela. De acordo com a Coordenadora de Imunização da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), Tânia Brant, todo o Estado é considerado área de risco para a doença.  “A febre amarela é uma doença silvestre. As pessoas que pretendem fazer turismo rural ou ecológico, frequentar ambientes de mata, pescaria e cachoeiras, devem ser vacinadas contra a doença. Os cidadãos  devem procurar uma unidade de saúde mais próxima de casa para receber a dose da vacina e ficarem protegidos”, afirmou.

Todos os maiores de nove meses de idade que não foram vacinadas nos últimos dez anos devem ser imunizados. “Quem ainda não é vacinado e pretende viajar, deve procurar um posto de vacinação o quanto antes, pois são necessários dez dias para que a pessoa fique protegida contra a doença”, destacou Tânia.

A vacina é contra indicada para menores de seis meses de idade, grávidas, pessoas com alergia a ovo e derivados, portadores de doenças com imunodepressão transitória ou permanente (cânceres, lúpus eritematoso, HIV/AIDS, entre outras) e em tratamento com medicamentos à base de corticóides. Em 2008 e 2009 apenas um caso da doença foi registrado em Minas, sem a ocorrência de óbito.

A doença

A febre amarela é uma doença viral, de curta duração, que pode evoluir para formas mais graves. Os principais sintomas são: febre alta, dores de cabeça e musculares, calafrios, náuseas, vômitos e prostração. Quando a febre amarela evolui para as formas graves, há comprometimento do fígado e dos rins. Caso a pessoa apresente alguns desses sintomas, deve procurar, imediatamente, um serviço de saúde.

A transmissão da doença não é feita diretamente de uma pessoa para outra. Para isso, é necessário que o mosquito pique uma pessoa infectada e, após o vírus ter se multiplicado (nove a 12 dias), pique um indivíduo que ainda não teve a doença e não tenha sido vacinado.

O vírus e a evolução clínica da doença são idênticos para os casos de febre amarela urbana e de febre amarela silvestre, diferenciando-se apenas o transmissor da doença. A febre amarela silvestre é transmitida, principalmente, pelos mosquitos do gênero Haemagogus. Uma vez infectado em área silvestre, a pessoa pode, ao retornar, servir como fonte de infecção para a febre amarela urbana, que tem como transmissor o Aedes aegypti (também vetor da dengue).

Viajantes devem ser vacinados contra febre amarela
Viajantes devem ser vacinados contra febre amarela2

Fonte:

Últimas Notícias