Governador discute financiamento para a Copa do Mundo com presidente do BNDES

O governador Aécio Neves recebeu, nesta quinta-feira (4), no Palácio das Mangabeiras, o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, e diretores do banco. Durante a reunião, eles discutiram as parcerias entre o Governo de Minas e o BNDES, em especial o financiamento voltado para os projetos de infraestrutura para a Copa do Mundo de 2014. Minas Gerais receberá um financiamento de R$ 400 milhões. Os recursos serão aplicados nas obras de modernização do Mineirão e em melhorias no seu entorno, facilitando o acesso ao estádio.

Aécio Neves solicitou ao presidente do banco, em nome também de outros governadores, que esses recursos sejam repassados aos estados em uma condição extralimite Desta forma, não seriam contabilizados no cálculo do limite de endividamento dos estados nas negociações de outros empréstimos.

O governador já apresentou esse mesmo pedido ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e, assim como outros governadores, Aécio Neves considera fundamental essa condição para a continuidade normal dos investimentos em outras áreas.

Os detalhes do financiamento do BNDES foram apresentados pelo presidente Lula no dia 13 de janeiro. Na ocasião, governadores e prefeitos das cidades-sede da Copa do Mundo assinaram o termo de compromisso para a Copa de 2014. O documento “Matriz de Responsabilidades” é um pacto de cooperação que define os encargos e os cronogramas de cada ente federativo na realização das obras de mobilidade urbana, de estádios e seus entornos, das proximidades de aeroportos e de terminais turísticos portuários.

Para submeter seus pedidos de financiamento ao BNDES, os estados precisam primeiramente da aprovação da Fifa para o seu projeto básico. Também é necessário apresentar um orçamento detalhado dos investimentos previstos. Outra exigência é a realização de um estudo de viabilidade econômico-financeira do estádio, inclusive com perspectivas a longo prazo.

Os projetos também terão de ser aprovados por entidade certificadora de qualidade ambiental reconhecida. As operações devem ser contratadas até dezembro de 2011.