Balanço de gestão revela crescimento vigoroso da Emater-MG

Na próxima sexta-feira (5), toma posse na presidência da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) o professor Antônio Lima Bandeira, que já foi presidente da instituição de 2001 a 2002 e reitor da Universidade Federal de Viçosa. A cerimônia acontece às 15h, na sede do órgão. Nessa última gestão, sob o comando de José Silva, a Emater-MG ampliou o número de municípios atendidos,  passando de 650, em 2002, para 805, em 2009, conquistou vários prêmios e obteve mais de 80% de aprovação dos seus clientes, conforme pesquisa realizada pela Focus Pesquisa e Estratégia, entre novembro de 2008 e janeiro de 2009.

A transformação da Empresa começou em 2003 com o Choque de Gestão, implantado pelo Governo de Minas. Alinhada ao Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI), a Emater-MG reconstruiu o Planejamento Estratégico para garantir sua transformação em empresa de desenvolvimento sustentável. Foram criados 10 programas estruturadores, sendo quatro internos e seis externos (Minas Sem Fome, Transformar, Certificação do Café, Responsabilidade Ambiental, Agregaminas e Assistência Técnica e Extensão Rural na Reforma Agrária).

Os programas internos foram criados para otimizar a estrutura da Emater e atender melhor os agricultores. A Empresa implantou um Sistema Integrado de Gestão, composto de modernas metodologias, mecanismos e instrumentos de gestão. A modernização da empresa possibilitou um aumento no orçamento de R$ 79 milhões (2002) para R$210 milhões (2009), ou seja, uma elevação de 165% no seu volume de recursos. “A Emater, ao longo dos últimos sete anos realizou um belo trabalho. Tivemos não só acréscimo vigoroso no seu orçamento, mas a regularização de situações antigas. Talvez, dentre todas as instituições do Estado de Minas, a Emater é a que tenha refletido de modo mais preciso a mentalidade de uma gestão nova, empreendedora, muito ousada e correta”, avalia o vice-governador Antonio Anastasia.

Sociedade beneficiada

Dentre os programas externos executados pela empresa na última gestão, um dos destaques é o Minas Sem Fome, que já beneficiou quatro milhões e meio de famílias desde 2004. O programa do Governo de Minas, executado pela Emater-MG, desenvolve ações produtivas para garantir segurança alimentar, com redução da pobreza, resgate da cidadania e inclusão produtiva. Além da distribuição de insumos e do apoio técnico para a formação de milhares de lavouras e pomares, o programa implantou 30 agroindústrias, beneficiou 42 mil famílias com sistemas de abastecimento de água e outras 1.620 com tanques de resfriamento de leite.

Já dentro do programa de Responsabilidade Ambiental foram criadas seis unidades do VerdeMinas, que são centros de excelência em meio ambiente. Também foram desenvolvidos 712 projetos de Revitalização e Manejo Integrado de Sub-bacias Hidrográficas e atendidos cerca de 280 mil agricultores com práticas de conservação do solo e preservação ambiental.

O programa Agregaminas atendeu três mil agricultores com ações de estímulo à agroindústria familiar e ajuda ao produtor na conquista de novos mercados. Só com o programa Queijo Minas Artesanal foram cadastradas 127 queijarias no Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Já o programa de Certificação do Café conseguiu certificar 1.026 propriedades cafeeiras até janeiro deste ano, enquanto o projeto Transformar – Uma Nova Minas com a Juventude Rural capacitou seis mil jovens rurais. Na área de reforma agrária, a Emater-MG atendeu 9.407 famílias em 153 assentamentos. “Em todos os projetos, o foco da extensão rural mineira esteve no homem; nos preocupamos com a qualidade de vida das pessoas, com a geração de emprego e renda e com a criação de infraestrutura no meio rural. A Emater é um veículo de cidadania”, argumenta José Silva.

Nos últimos sete anos, a Emater-MG atuou ainda em vários projetos especiais como o Minas Leite, Pró-Genética, Programa de Combate à Pobreza Rural no Estado de Minas Gerais, Territórios da Cidadania e Melhoria da Qualidade do Leite. Em 2006, a Emater-MG foi escolhida pela revista Globo Rural a Melhor Empresa do Brasil no setor de Desenvolvimento Agropecuário. Os bons resultados do trabalho da Empresa também podem ser comprovados pelos números do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar). Minas Gerais subiu de 5º lugar na aplicação de recursos do programa para a segunda posição.