Parceria firmada pelo Governo de Minas valoriza o trabalhador

Antonio Anastasia assinou convênio de R$ 2,9 milhões com a Força Sindical, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro.

Parceria firmada pelo Governo de Minas valoriza o trabalhador
Vice-governador discursa na inauguração do posto da CSAT em Uberlândia
Foto: Lúcia Sebe/Secom MG

A importância dada pelo Governo de Minas às parcerias com a sociedade, visando à colaboração para o êxito das políticas públicas implantadas no Estado, foi reafirmada pelo vice-governador Antonio Anastasia, nesta quarta-feira (3), quando assinou o convênio de R$ 2,9 milhões com a Força Sindical, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. “Não se governa sozinho, se governa sempre em associação, com as prefeituras, com as entidades da sociedade civil, com os sindicatos, com as universidades”, afirmou Anastasia.

O convênio, assinado por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), tem por objetivo manter e aprimorar o atendimento aos cidadãos nos Centros de Solidariedade e Apoio ao Trabalhador (CSAT) em 2010. O Governo de Minas repassa o valor para a implantação e manutenção dos serviços CSAT, enquanto a entidade sindical contrata os funcionários e administra a unidade.  Além da unidade em Uberlândia, que está em fase final de instalação, outros dois CSATs já funcionam em Minas, em Belo Horizonte e em Contagem. Para o vice-governador, no caso da qualificação e da intermediação do emprego, quem entende melhor desse assunto são os empresários e os trabalhadores, justificando a parceria.

A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Ana Lúcia Gazzola, ressaltou que a principal função do CSAT é aumentar a capacidade de captar vagas e colocar mais pessoas no mercado de trabalho. Em Uberlândia, de acordo com o presidente da Força Sindical, Rogério Fernandes, existem 21 mil empresas, o que demonstra a relevância de instalar a unidade de apoio ao trabalhador no município.  “O esforço do governador Aécio Neves ao longo desses sete anos e um mês de governo é exatamente permitir que o emprego, o trabalho, a renda floreça em Minas Gerais como um todo”, explicou o vice-governador.

Serviços e qualificação

O CSAT presta serviço gratuito que visa melhorar as condições de acesso, permanência ou retorno do trabalhador ao mercado de trabalho. A unidade de Uberlândia vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30. O prédio de dois pavimentos está situado na região Central da cidade, próximo ao Terminal Rodoviário. Com 20 funcionários, a capacidade de atendimento é de 200 pessoas por dia em todos os serviços, totalizando cerca de quatro mil pessoas mês.

No primeiro andar serão instalados seis guichês de atendimento, alem da recepção, onde é feito o agendamento para os diversos serviços; requerimento de seguro-desemprego, intermediação de mão de obra, aulas de informática básica (duas ou três turmas por mês), curso de competências básicas para o trabalho (uma turma por semana). No segundo andar ficam as duas salas para os cursos, um auditório e uma sala para captação de vagas e pré-seleção.