Governo entrega equipamentos para delegacias da Mulher no Estado

Com objetivo de dar melhores condições de trabalho e estruturar as 41 delegacias da Mulher de Minas Gerais, o vice-governador professor Antonio Anastasia entregou equipamentos, em solenidade na Academia da Polícia Civil.

Governo entrega equipamentos para delegacias da Mulher no Estado
Vice-governador realizou a entrega das chaves dos veículos aos delegados
Foto: Geraldo Ribeiro

Com objetivo de dar melhores condições de trabalho e estruturar as 41 delegacias da Mulher de Minas Gerais, o vice-governador professor Antonio Anastasia entregou equipamentos, nesta quarta-feira (3), em solenidade na Academia da Polícia Civil (Acadepol), em Belo Horizonte. Foram entregues máquinas de fotocópia, computadores, máquinas digitais, televisores, filmadoras, computadores, aparelhos de fax, armários, rádios comunicadores, 37 motos e 12 veículos Fiat Uno. A iniciativa faz parte das ações do Pacto de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, do governo federal, que conta com parceria do Governo de Minas.

Cada Delegacia da Mulher receberá um conjunto de equipamentos específico, de acordo com levantamento de suas necessidades, feito pela Polícia Civil e pela Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Mulheres (Cepam), vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). O investimento foi de R$ 1,25 milhão, sendo R$ 1 milhão do governo federal e R$ 250 mil do Governo do Estado.

O vice-governador Antonio Anastasia destacou que o combate à violência contra a mulher tem espaço garantido no Governo de Minas. “É uma questão simbólica, estamos entregando viaturas, carros, motos, computadores, equipamentos importantes, porque a questão do combate à violência contra a mulher é uma prioridade do Governo Aécio Neves. Nós temos visto, não só em Minas, mas no Brasil, diversos episódios que são lamentáveis, e nós temos de, cada vez mais, aparelhar a Polícia Civil. Buscamos sempre uma maior integração entre a Polícia Civil, o Poder Judiciário,o Ministério Público e a Defensoria para criarmos uma unidade integrada, como fizemos com o adolescente”, ressaltou o vice-governador.

Segundo a secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Ana Lúcia Almeida Gazzola, a parceria entre União e Estado é essencial para o enfrentamento à violência. “Essa é uma parceria que conta com recursos do governo federal e contrapartida estadual. Vamos disponibilizar equipamentos diversos para as delegacias especializadas e capacitar os agentes envolvidos. Precisamos criar espaços de referência para que as mulheres possam criar oportunidades para reestruturarem suas vidas”, destacou.

Também estiveram presentes na solenidade de entrega o secretário de Defesa Social de Minas, Maurício de Oliveira Campos Júnior; o chefe da Polícia Civil do Estado, delegado-geral Marco Antônio Monteiro de Castro; e a coordenadora Especial de Políticas Públicas para Mulheres, Virgília Rosa.

Pacto

O Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, assinado pelo governador Aécio Neves em novembro de 2008, objetiva ampliar e consolidar ações de conscientização e mobilização que o Governo de Minas desenvolve em defesa dos direitos da mulher, incluindo a redução dos índices de violência. Em Minas, o pacto é de responsabilidade da Cepam.

Inicialmente foi previsto aporte de R$ 54 milhões para Minas Gerais. Deste total, o governo federal repassou, até o momento, cerca de R$ 1,5 milhão. O plano prevê a criação de uma rede de atendimento à mulher vítima de violência, por meio da ampliação e estruturação de delegacias especializadas, defensorias públicas da mulher, casas-abrigo, centros de referência, juizados de violência doméstica e familiar, capacitação de profissionais de atendimento às mulheres e de agentes da Polícia Militar, com atendimento humanizado por meio do preparo na temática de gênero e violência.

Os municípios contemplados são: Alfenas, Araguari, Araxá, Barbacena, Betim, Bom Despacho, Contagem, Curvelo, Conselheiro Lafaiete, Divinópolis, Formiga, Governador Valadares, Guaxupé, Ibirité, Ipatinga, Itajubá, Itaúna, Janaúba, João Monlevade, Juiz de Fora, Lavras, Leopoldina, Manhuaçu, Montes Claros, Pará de Minas, Passos, Patos de Minas, Patrocínio, Pedro Leopoldo, Pirapora, Poços de Caldas, Ponte Nova, Pouso Alegre, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, Santos Dumont, Sete Lagoas, Teófilo Otoni, Uberaba, Unaí e Varginha.