Delegação europeia quer conhecer oportunidades da agroindústria mineira

Nesta quarta-feira (3), o Governo de Minas receberá a visita de uma missão europeia para encontros de negócios com empresários locais, workshop técnico-científico, seminário técnico focado nas oportunidades da Agroindústria, além de encontros governamentais e institucionais. A programação inclui ainda um encontro com o Comitê Mineiro da Copa de 2014. O grupo “Quatro motores para a Europa”, formado através de um Acordo de Cooperação entre as Regiões da Lombardia na Itália, Rhône-Alpes na França, Catalunha na Espanha, e Baden-Wurttemberg, na Alemanha, conta também com a parceria das regiões de Flandres/Bélgica e Gales/Reino Unido. A “Missão 4 Motores para a Europa”, composta por 12 empresas europeias e quase 40 líderes europeus, entre representantes dos governos, de universidades e de institutos de pesquisa, ficará em Belo Horizonte até esta sexta-feira (5).

O evento, a ser realizado no Hotel Mercure Hotel Mercure, na avenida do Contorno,7.315, é uma organização do Governo da região da Lombardia, através da Promos Milão, em colaboração com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), através da Superintendência de Relações Internacionais, órgão da Subsecretaria de Assuntos Internacionais. Há ainda o apoio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e da Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais. O encontro conta também com a colaboração da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae).

A apresentação econômica de Minas Gerais será feita pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Sergio Barroso, seguido pelos secretários de Agricultura, Gilman Viana, e pelo secretário de Ciência e Tecnologia, Alberto Duque Portugal.

O Seminário Técnico irá explorar assuntos de excelência das regiões, como a gestão integrada dos produtos da agroindústria, rastreabilidade do setor da agroindústria, gestão da cadeia do leite para os mercados europeu e internacional e efeitos da crise financeira no comércio internacional da carne. Os palestrantes serão professores de instituições europeias e pesquisadores de centros tecnológicos de Minas Gerais.

Quatro Motores

A associação, criada em 1988, é a união de importantes regiões da Europa, em se tratando de alto desenvolvimento e tecnologia, cujo objetivo é contribuir para a internacionalização de suas empresas e de seus cidadãos. O objetivo do intercâmbio prevê a cooperação nas áreas de ciências, pesquisa, educação, meio ambiente, cultura e outros setores. Além de unir forças para aumentar o crescimento econômico das quatro regiões, o Governo de Minas também trabalha com a possibilidade de aumentar suas exportações, ampliar o mercado externo, dinamizar e diversificar seus parceiros mundiais.

Atualmente, a região da Lombardia ocupa a Presidência da Associação “Quatro Motores da Europa” e, em função de um acordo firmado, em 2008, entre o Governo de Minas Gerais e a região da Lombardia, o Estado foi eleito pela primeira vez como destino desta iniciativa, com foco principal no setor Agroindustrial.

Os encontros empresariais acontecerão logo após o seminário técnico. As empresas mineiras interessadas em se encontrarem com as empresas europeias poderão fazer sua inscrição através do e-mail bianca.digioia@italiabrasil.com.br e participar gratuitamente dos encontros de negócios

Temas em debate

Estarão em debate no Seminário Técnico temas como biotecnologia vegetal e industrial; gestão integrada dos produtos da agroindústria desde o campo até a loja; rastreabilidade do setor da agroindústria: a complexidade do mercado global e a rastreabilidade da cadeia produtiva. Também estarão em discussão os efeitos da crise financeira no comércio internacional da carne e a gestão da cadeia de leite e da carne para os mercados europeu e internacional.

Reuniões temáticas paralelas também debaterão tecnicamente a Carne e a Cadeia do Leite, enquanto estarão sendo realizados encontros de negócios.

Nesta sexta-feira (5), representantes da delegação Quatro Motores se reunirão com o secretário Alberto Duque Portal, de 9h às 10h, na Secretaria de Ciência e Tecnologia; de 10h45 às 11h45, o encontro será na Seapa, com Gilman Viana. E de 14h30 às 15h30 está programada uma reunião com Sergio Barroso, na Sede.

Ainda na área institucional, a representação europeia terá um almoço com o vice-governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, e um encontro com o Grupo Gestor da Copa do Mundo de Futebol, com apresentação do plano de ação.

A delegação europeia também tem agenda com os presidentes da Fiemg, Robson Braga Andrade, e do Sebrae, Roberto Simões. Na programação estão incluídas visitas à Faculdade de Veterinária e ao Centro de Biotecnologia de Búfalos e de Produção Sustentável da Universidade Federal de Minas Gerais.