Governo de Minas Gerais inaugura sede da 4ª Risp na cidade de Juiz de Fora

Nesta quinta-feira (28), às 17h, o Governo de Minas avança na melhoria da segurança pública em Juiz de Fora, Zona da Mata, com a inauguração da sede da 4ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), que será realizada pelo vice-governador Antonio Anastasia. A nova unidade, que teve investimentos de R$ 9,95 milhões, representa a organização do nível estratégico dos comandos das polícias Militar e Civil, além do Corpo de Bombeiros Militar, e é mais um passo na consolidação do processo de integração das forças de segurança do Estado.

A integração das organizações policiais inclui planejamento, controle, supervisão, monitoramento corretivo (corregedorias) e avaliação das políticas locais e regionais de segurança, por meio da coordenação integrada das corporações. A instalação das forças de segurança no mesmo espaço físico possibilita o compartilhamento de informações e a elaboração de estratégias e ações conjuntas, resultando na otimização dos recursos materiais e humanos no trabalho policial.

A região geográfica de abrangência da 4ª Risp está estruturada em quatro Áreas de Coordenação Integrada de Segurança Pública (Acisp), sob os comandos de Batalhão de Polícia Militar, de Companhia PM Independente e Delegacia Regional de Polícia Civil; e 38 Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisp), comandadas por Cia PM, Pelotão PM e Grupo PM, e Delegacias de Polícia Civil (Depol).

As Risps seguem a metodologia da Integração da Gestão em Segurança Pública (Igesp), que prevê ações conjuntas das polícias, com metas para combater a criminalidade a partir de dados detalhados sobre a ocorrência como local, horário, perfil do autor e reincidência. Em Minas Gerais, 307 municípios já têm a metodologia Igesp implantada. As regiões mineiras que já contam com sede de Risps são a de abrangência da capital, a de Uberlândia e a de Juiz de Fora.

Evento: Inauguração da sede da 4ª Risp de Juiz de Fora

Local: Rua Tenente Guimarães, 585, Bairro Nova Era