Governador assina convênio com o Governo da Espanha

Aécio Neves assina convênio com o Governo da Espanha e o consórcio Iberinsa-Spim para a elaboração de estudo preliminar de traçado do ramal ferroviário entre a Estação do Metrô Vilarinho até a Cidade Administrativa.

Governador assina convênio com o Governo da Espanha
Governador Aécio Neves durante assinatura do contrato com o consórcio espanhol Iberinsa-Spim
Foto: Wellington Pedro/Imprensa MG

O governador Aécio Neves assinou nesta quarta-feira (20), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, convênio com o Governo da Espanha e o consórcio Iberinsa-Spim para a elaboração de estudo preliminar de traçado do ramal ferroviário entre a Estação do Metrô Vilarinho até o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, passando pela Cidade Administrativa, numa extensão de 30 km. O grupo espanhol também fará estudo de viabilidade para a implantação da Plataforma Logística Multimodal de Transportes do Aeroporto Internacional Tancredo Neves.

“Esse é um passo a mais que damos na consolidação do desenvolvimento da logística de transportes do vetor Norte. Com esse contrato, teremos a definição de qual será o sistema de transporte mais adequado que ligará o Aeroporto Internacional Tancredo Neves com a estação do metrô do Vilarinho. Portanto, se é um VLT (veículo leve sobre trilho), onde é que estarão as estações, de que forma vamos, inclusive, alavancar esses recursos, quais os parceiros que podemos ter, se há possibilidade, por exemplo, de uma parceria público-privada, de que forma atrair parceiros privados para viabilizá-lo”, disse Aécio Neves.

A contratação do consórcio espanhol é resultado de uma parceria do Governo do Estado com o Governo da Espanha, no valor de 310.150 mil euros (cerca de R$ 1 milhão). Os recursos serão doados pelo governo espanhol, a fundo perdido, por meio de linha de financiamento do Fondo de Estúdios de Viabilidad (FEV), um instrumento de política comercial gerenciado pela Direção Geral de Financiamento Internacional do Ministério de Economia da Espanha.

Centro de Capacitação

Durante o evento, o governador também assinou decreto que institui o Programa para Implantação do Centro de Capacitação Aeroespacial de Minas Gerais, em Lagoa Santa. O objetivo é formar mão de obra especializada em atividades nos setores aéreo e espacial, tendo em vista a expansão do setor em Minas Gerais e o consequente aumento da demanda por esse tipo de profissional.

“Belo Horizonte já sedia os centros de manutenção de importantes empresas aéreas, em especial da Gol. Estamos em negociação para atrair para Belo Horizonte, por exemplo, um centro de manutenção da TAM Executiva. Isso porque estamos investindo na qualificação de mão de obra para esse segmento. Minas avança para se consolidar num dos mais importantes em plataforma de logística aeronáutica do país”, disse Aécio Neves.

Durante a solenidade, o governador informou a aprovação pela Aeronáutica de investimentos de R$ 216 milhões na montagem de uma nova escola de formação de oficiais em Lagoa Santa.

“Essa escola, hoje em Belo Horizonte, já forma cerca de 75% dos oficiais da Aeronáutica brasileira. Portanto, o que estamos percebendo é claramente a opção natural do setor privado, mas também a definição do governo em vários níveis, de privilegiar aquela região”, afirmou o governador.

Participaram da assinatura do contrato, além do governador, o embaixador da Espanha no Brasil, Carlos Alonso Zaldívar; o Conselheiro Econômico e Comercial da Embaixada da Espanha, José Manuel Rodríguez de Castro; subdiretor-geral da Iberinsa, Victor Relaño Estapé; e o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alberto Portugal, e o secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), Raphael Guimarães.

Investimentos da Infraero

O governador cobrou, durante entrevista, um posicionamento do governo federal em relação aos investimentos prometidos para a expansão do Aeroporto Internacional Tancredo Neves.

“Falta ainda uma posição clara do governo federal, da Infraero em especial, em relação aos investimentos para a duplicação do terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Tancredo Neves. Temos aí os eventos já anunciados de Copa do Mundo, principalmente, mas não apenas por isso. A própria dinâmica da economia de Minas Gerais torna absolutamente urgente esses investimentos. Fica aqui, de público, mais uma vez, o alerta que já fiz privadamente ao seu presidente, à própria direção da Infraero que esteve conosco aqui reunida, inclusive com seu presidente”, afirmou Aécio Neves.

O governador ressaltou que é preciso haver a compreensão de que o Aeroporto Tancredo Neves, em Confins, é extremamente viável para ser o hub de distribuição de voos para outras regiões do país, o que desafogaria e resolveria, em parte, o problema, hoje, de São Paulo.

“É muito mais barato do que algumas propostas mirabolantes e desencontradas que surgem a cada momento em relação a novos aeroportos em São Paulo. Não tivemos até aqui uma definição clara do cronograma de investimentos do Aeroporto Tancredo Neves em Confins que, repito e registro, é um dos mais rentáveis para a Infraero. Se apenas os recursos aqui aferidos fossem investidos em Belo Horizonte, em Minas Gerais, teríamos boa parte desse problema resolvido”, disse o governador.