Servas e Governo entregam Brinquedoteca à Hemominas

Mais uma Brinquedoteca Móvel, iniciativa do Servas e Governo de Minas que visa contribuir para a recuperação de crianças e adolescentes em tratamento de saúde, foi entregue à Fundação Hemominas.

Servas e Governo entregam Brinquedoteca à Hemominas
A coordenadora do programa, Raquel Leite, e o diretor do Servas, Marcelo Lana, entregaram brinquedoteca ao vice-presidente do Ambulatório do Hemocentro de Belo Horizonte, Hélio Campos
Foto: Lúcia Sebe / Secom MG

Mais uma Brinquedoteca Móvel, iniciativa do Servas e Governo de Minas que visa contribuir para a recuperação de crianças e adolescentes em tratamento de saúde, foi entregue nesta sexta-feira (18), à Fundação Hemominas.

A brinquedoteca tem projeto arquitetônico especial desenvolvido por equipe técnica e criação registrada pelo Servas e visa contribuir para a recuperação de crianças e adolescentes em hospitais públicos e filantrópicos.

Segundo vice-presidente da Hemominas, Hélio Campos, “esta Brinquedoteca vai propiciar momentos lúdicos, de divertimento para as crianças que vêm aqui para fazer transfusão de sangue. É, com certeza, um atrativo para que venham, e a possibilidade de brincar, ler e assistir filmes traz mais alegria para elas, o que auxilia o seu tratamento”.

A gerente técnica da Hemominas, Maria Regina Bastos, afirmou que a brinquedoteca será muito útil, principalmente para as famílias que residem fora da capital mineira, “fazemos uma média de 400 a 500 transfusões por mês, e pelo menos um terço desses pacientes são crianças. São normalmente famílias do interior, que passam o dia todo aqui entre o procedimento e o aguardo da ambulância. A Brinquedoteca vai ser muito útil para nos auxiliar no contato com essas crianças”, disse.

A brinquedoteca é composta por dois módulos articulados e sobrepostos, divididos em compartimentos contendo 96 itens como brinquedos, livros, lápis, jogos e DVDs. O equipamento é leve, com rodízios que facilitam o transporte para os diversos ambientes do hospital, mesinhas de apoio para que a criança no leito possa brincar. O módulo é equipado também com TV, DVD e MP4. Projetada com as dimensões de 0,60 metros de profundidade por 1,40 metros de altura, permite fácil deslocamento entre os ambientes do hospital. São quatro modelos ilustrados com animais da fauna brasileira: onça, tartaruga, lobo-guará e mico-leão. Os brinquedos foram escolhidos de acordo com a orientação de pedagogos e terapeutas.

Para a presidente do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), Andrea Neves, a Brinquedoteca é muito mais que um brinquedo, ela faz parte do processo terapêutico, contribuindo para a recuperação da criança.

Creches e hospitais

A parceria do Governo de Minas com o Servas e empresas privadas já patrocinou outras duas versões de Brinquedoteca. A primeira foi lançada em 2004 e atendeu 468 creches em 129 municípios mineiros. Mais de 35 mil crianças com idade entre zero e seis anos foram beneficiadas com a entrega de kits de brinquedos e livros. O programa também capacitou 734 educadores infantis para utilizar o material distribuído em atividades pedagógicas.

A partir de 2007 começaram a ser instaladas cinco Brinquedotecas Hospitalares em Belo Horizonte. Foram beneficiados o Centro Psíquico da Adolescência e Infância (Cepai), o Hospital Infantil João Paulo II, Hospital da Baleia e Santa Casa, que recebeu duas unidades.

As Brinquedotecas Hospitalares são diferentes da Brinquedoteca Móvel por se tratarem de estruturas fixas, projetadas e instaladas em espaços do próprio hospital. Para a nova fase foram criados os módulos móveis que beneficiarão hospitais das redes Pro-Hosp e Fhemig.

Novo site

O programa Brinquedoteca tem um site exclusivo. Para conhecer o programa e fazer doações ou participar, basta acessar o site: www.brinquedoteca.servas.org.br

Parceiros

A Brinquedoteca entregue para a Hemominas foi doada pela Cemig. A Ricardo Eletro doou todos os televisores de LCD que compõem as primeiras 120 Brinquedotecas Móveis produzidas. O empresário Ricardo Nunes, dono da rede, compôs a mesa e fez um discurso emocionado em nome de todos os parceiros. "Eu fui procurado para vender as televisões. Mas o projeto inovador e sério me encantou. Eu quero agradecer por ajudar o programa", disse.

A Cemig doou 50 módulos a hospitais de todo o Estado. Também doaram Brinquedotecas: AeC, Alcance Engenharia e Construção, Andrade Valladares Engenharia e Construção, Associação das Voluntárias do Instituto Mário Penna, Banco BMG, BH Shopping, CCM Construtora, Conserva de Estradas, Consita, Construtora Asteca, Construtora Barbosa Mello, Construtora Cowan, Construtora Emccamp, Construtora Sagendra, Construtora Wanmix, DRB Construtora, Energisa, Engesolo Engenharia, Família Andrada,  Família Mário Franco, Fidens Engenharia, Grupo Asamar, Grupo Bel, Grupo VDL, Grupo Zema, Hipolabor Farmacêutica, Infracon Engenharia E Comércio, Libe Construtora, Orteng  Equipamentos e Sistemas, Patrus Transportes Urgentes, Rede Eletrosom, San Motors, Santa Bárbara Engenharia, Sesi, Sindicato da Indústria da Mecânica  do Estado de Minas Gerais – Sindmec, Supermercados Bahamas, Trip Linhas Aéreas.