Governo e Helibras anunciam investimento de R$ 420 milhões

O governador Aécio Neves e a direção da Helibras anunciaram investimentos de R$ 420 milhões na ampliação da fábrica da empresa em Itajubá, no Sul de Minas.

Governo e Helibras anunciam investimento de R$ 420 milhões
O governador Aécio Neves com
o prefeito de Itajubá e os diretores da Helibras
Foto: Omar Freire/Imprensa MG

O governador Aécio Neves e a direção da Helibras anunciaram nessa sexta-feira (18), no Palácio da Liberdade, investimentos de R$ 420 milhões na ampliação da fábrica da empresa em Itajubá, no Sul de Minas. A ampliação da planta industrial, com novos 11 mil metros quadrados construídos, vai permitir a produção do modelo EC 725, um helicóptero de grande porte.  “Aquilo que hoje está sendo consolidado permitirá à América Latina, não ao Brasil apenas e nem Minas Gerais, ter o segundo polo de indústria aeronáutica. Não apenas por uma coincidência, nem por uma ação de Governo, mas uma convergência de ações”, destacou o governador ao discursar.

O Governo de Minas detém 25% do capital votante da Helibras. Os outros sócios são os grupos Eurocopter e Bueninvest. A ampliação da fábrica vai gerar 400 novos empregos diretos e três mil indiretos. Devido à necessidade de mão de obra qualificada, a Helibras firmou parceria com a Fiemg para a ampliação do treinamento de mão de obra no Sul de Minas.

Contrato

Os helicópteros EC 725 serão fornecidos para as Forças Armadas. No ano passado, foi assinado um contrato para a compra de 50 helicópteros no valor de 1,89 milhão de euros.

A previsão é que as obras de ampliação da fábrica comecem em março do próximo ano e sejam concluídas até 2012. Os três primeiros helicópteros serão fabricados pela Eurocopter, na França, e a partir daí haverá transferência de tecnologia para a planta brasileira. “Estamos enviando 40 engenheiros e técnicos brasileiros para serem treinados, enquanto os helicópteros estão sendo produzidos e haverá uma transferência de tecnologia nesse sentido. Estaremos recebendo também técnicos europeus que vão acompanhar a construção da fábrica e a colocação em movimento dessa linha de produção”, explicou o presidente da Helibras, Eduardo Marson Ferreira.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Sérgio Barroso, destacou que os investimentos na fábrica da Helibras irão impulsionar o desenvolvimento de uma nova plataforma na indústria mineira.  “Estamos entrando em um novo momento de Minas Gerais, na era da alta tecnologia, da tecnologia aérea, aeroespacial e, para nós, esse é um grande divisor de marcas entre o que Minas Gerais tem feito até hoje e o que Minas Gerais vai fazer no futuro”, destacou.

História

A Helibras em 2010 completa 30 anos de atuação em Minas Gerais. A empresa emprega 250 funcionários e tem um faturamento líquido anual de US$ 90 milhões. Países como Argentina, Bolívia e Chile são alguns dos maiores importadores de helicópteros Helibras.  Desde a sua criação, em 1978, a Helibras já produziu 500 helicópteros, 70% deles do modelo Esquilo, utilizado especialmente para transporte de passageiros em grandes cidades.