Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Menu

Notícia

Governador libera acesso a ferramentas interativas da internet

O governador Aécio Neves assina decreto que autoriza todos os órgãos e entidades da administração pública estadual a liberarem o acesso de seus funcionários às ferramentas interativas da Web 2.0.

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento
Govenador Aécio Neves libera acesso a ferramentas interativas da internet
O governador Aécio Neves assinou o decreto no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte
Foto: Wellington Pedro/Imprensa MG

O governador Aécio Neves assinou, nesta quinta-feira (10), decreto que autoriza todos os órgãos e entidades da administração pública estadual a liberarem o acesso de seus funcionários às ferramentas interativas da Web 2.0. O objetivo da medida é facilitar a troca de informações entre os servidores por meio de novas tecnologias de comunicação da internet.

O decreto considera ferramentas interativas da Web 2.0 os sistemas de informação por meio de redes sociais estruturadas na internet, como comunidades virtuais, blogs, wikis, serviços de edição, hospedagem e compartilhamento de arquivos digitais, serviços de difusão audiovisual por IP.

“O Governo entende que precisa buscar esses novos instrumentos que a nova tecnologia traz para passar informações de tudo que faz e também de forma que os nossos próprios servidores possam interagir com as informações que são geradas através desses instrumentos. Hoje, informação é geração de conhecimento. Não há como um governo que quer se abrir, se aproximar da sociedade, fazer com que os servidores estejam mais próximos dos cidadãos, ficar criando restrições a esse tipo de acesso”, explicou a secretária de Estado de Planejamento, Renata Vilhena.

O acesso à Web 2.0 começa a ser liberado ainda este mês. O decreto assinado pelo governador será publicado no Diário Oficial ‘Minas Gerais’ na edição desta sexta-feira (11).

“O gestor de cada secretaria está orientado como deve ser feita essa liberação. Haverá um monitoramento, mas sem restrição do uso dessas ferramentas. Vamos saber quanto tempo o servidor está ficando logado, como já se sabe hoje. Mas a abertura é ampla e irrestrita. A liberação é gradual, depende de cada órgão ou entidade. Vamos nos reunir com todos os gestores para dar as instruções e, a partir da segunda quinzena de dezembro, já na semana que vem, o acesso fica liberado”, explicou Renata Vilhena.

O Governo de Minas, por meio de suas assessorias de comunicação, está presente em redes de compartilhamento de imagens, como o flickr; compartilhamento de vídeos, no youtube; blogs, que permitem interação com os internautas, e redes sociais como twitter. E por intermédio do projeto TEIA, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), o Governo tem também transmitido on-line vários de seus eventos, além de oferecer capacitação gratuita na utilização de ferramentas da Web 2.0 para a promoção de negócios e incentivo à inovação.

O termo Web 2.0 é utilizado para descrever a segunda geração da Internet, com a troca de informações e colaboração dos internautas com sites e serviços virtuais. Com a Web 2.0, a internet tornou-se mais dinâmica.

Fonte:

Últimas Notícias