Autorizada abertura de trecho da Antônio Carlos

O governador Aécio Neves e o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, autorizaram a liberação para o trânsito do viaduto da rua dos Operários sobre a avenida Antônio Carlos.

O governador Aécio Neves e o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, autorizaram, nesta quarta-feira (9), a liberação para o trânsito do viaduto da rua dos Operários sobre a avenida Antônio Carlos, além de 650 metros de pista da avenida. As obras fazem parte da segunda fase do alargamento da avenida Antônio Carlos. O trecho liberado representa 25% do projeto. A solenidade que marcaria a inauguração, prevista para o início da tarde desta quarta, foi cancelada devido ao mau tempo, mas o trânsito foi liberado pelos técnicos da BHTrans.

Esse trecho faz parte do convênio de cooperação técnica e financeira estabelecido em janeiro deste ano, entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Belo Horizonte, quando o Governo de Minas assumiu as obras de duplicação da via.
O valor total de recursos aplicados na obra da Antônio Carlos é de R$ 250 milhões. Deste total, o Governo de Minas está investindo R$ 190 milhões (76%) e a Prefeitura de Belo Horizonte R$ 60 milhões (24%). O investimento em infraestrutura é de R$ 139 milhões (55,6%) e em desapropriações R$ 111 milhões (44,4%).

O viaduto com a rua dos Operários tem duas faixas por sentido de tráfego e faz a conexão entre essa via e a avenida Paranaíba, promovendo a ligação da região dos bairros Cachoeirinha e Bom Jesus com São Cristóvão e Renascença.
Paralelamente aos serviços de pavimentação, o sistema de drenagem pluvial vem sendo complementado com a execução de bocas de lobo, sarjetas e meio fios. Da mesma forma, o revestimento vegetal com grama e a execução de passeios vêm acompanhando a regularização das áreas terraplenadas.

Com previsão de término em março de 2010, a avenida Antônio Carlos terá suas pistas ampliadas no trecho de 2,2 quilômetros que vai do bairro Cachoeirinha (altura da rua dos Operários) até o Complexo da Lagoinha.

Melhorias

Aberta no governo do então governador Juscelino Kubitschek para dar acesso à região turística da Pampulha, a avenida Presidente Antônio Carlos é a principal artéria de trânsito da regional da Pampulha, em Belo Horizonte. São 8 quilômetros entre a região Central de Belo Horizonte até a Barragem da Pampulha.

Pela Antônio Carlos circulam 85 mil veículos por dia e a ampliação de sua capacidade vai beneficiar os usuários de transporte coletivo com a diminuição no tempo das viagens para as regiões Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Pampulha e Venda Nova. Com três faixas de uso misto e duas pistas exclusivas para o transporte coletivo por sentido de tráfego e a construção de passarelas, trincheiras, viadutos, a via será mais segura e rápida para pedestres e motoristas.

A requalificação urbanística promoverá a melhoria das condições ambientais. O projeto paisagístico prevê o plantio de 1,5 mil mudas de árvores ao longo da avenida, no trecho entre a rua dos Operários, no bairro Cachoeirinha, até o Complexo da Lagoinha. Essas árvores substituirão as 140 que foram retiradas devido às obras de ampliação da via. Dessa forma, para cada árvore retirada, serão plantadas dez outras.

Demolições

Para a ampliação de capacidade da Avenida Antônio Carlos estão sendo investidos aproximadamente R$110 milhões na desapropriação de mais de 280 imóveis ao longo dos 2,2 quilômetros que estão em obras. Já foram realizados 100% de acordos firmados com proprietários de imóveis e já  demolidos 90% das edificações.

A execução das intervenções está a cargo do Governo do Estado e as remoções e desapropriações sob a responsabilidade da Prefeitura, através da Sudecap. No trecho em obras estão previstos a construção de viadutos e trincheiras nas principais interseções da avenida para a melhoria das ligações entre os bairros que têm a avenida Antônio Carlos como um separador físico que dificulta a interação dessas áreas adjacentes.

Novos Viadutos

O projeto prevê a construção de sete novos viadutos, com no mínimo duas faixas por sentido de tráfego, contribuindo para evitar congestionamentos ao desviar, da via principal, o tráfego secundário de acesso aos bairros limítrofes.
Na altura da rua Rio Novo, o viaduto vai complementar o Complexo da Lagoinha, atendendo as demandas do tráfego do Viaduto Leste e da rua Célio de Castro com a avenida Pedro II, além das ruas Bonfim, Itapecerica e Além Paraíba. Estas ligações ficam disponíveis também para o viaduto Oeste e para a avenida Cristiano Machado. Na rua Formiga, próximo ao conjunto IAPI, os viadutos e soluções viárias em desnível irão promover a interligação da região do bairro São Cristóvão como os bairros Lagoinha e Bom Jesus.