Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Menu

Notícia

Anastasia preside solenidade do Dia dos Gerais em Matias Cardoso

O vice-governador Antonio Anastasia presidiu em Matias Cardoso, a cerimônia em comemoração ao Dia dos Gerais e a entrega da comenda Civismo e Consciência dos Gerais.

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento

O vice-governador Antonio Anastasia presidiu, nessa terça-feira (8), em Matias Cardoso, no Norte de Minas, a cerimônia em comemoração ao Dia dos Gerais e a entrega da comenda Civismo e Consciência dos Gerais. Além de ser um dos homenageados com a Medalha Mathias Cardoso, durante a solenidade, o vice-governador recebeu o Título de Cidadão Honorário do município, cuja autoria da indicação é do presidente da Câmara Municipal, vereador Arnaldo Martins da Silva. 

Em seu pronunciamento, Anastasia lembrou como o Norte de Minas faz parte de maneira clara, real e efetiva da história de Minas Gerais. “Aqui está o futuro, pois nestas terras, que nós sabemos férteis, temos um povo trabalhador. O estímulo dos poderes públicos e todas as condições estão colocadas para desenvolvermos bem. E, para isso, precisamos simplesmente de união, força, coesão e harmonia de todos nós mineiros, orgulhosos de nossa história e sabedores da potencialidade de nosso querido Estado”, disse. 

Anastasia ressaltou que a historia de Minas Gerais é integrada e que Minas é a síntese do Brasil. “Em Minas, nasceu a mineiridade e Minas Gerais é um Estado que foi criado por meio de várias forças. Uma delas é aquela que brota do Norte de Minas, das Gerais. A mesma história rica que tivemos na zona aurífera de Mariana, de Ouro Preto, de Sabará, de Tiradentes, de São João del-Rei e Paracatu, temos aqui também no Norte, onde estava a alimentação tão necessária para sustentar a produção mineradora”, explicou. 

O vice-governador também destacou que a combinação entre Minas e o Gerais formam o todo e assim, inclusive, os dois prédios da Cidade Administrativa, não por acaso, se chamarão Minas e Gerais, pois unidos eles simbolizam o progresso, o desenvolvimento e a integridade da alma cívica. “O sentimento da mineiridade não é completo se não tiver todas as partes. Uma parte está nas minas, na mineração, a outra está aqui, nos pastos, no sertão, nas gerais. Então é a fusão dos dois que formam o espírito mineiro”, completou. 

As comemorações do Dia dos Gerais fazem referência à lendária figura do bandeirante Mathias Cardoso de Almeida, que, em 1660, se fixou às margens do Rio Verde Grande e, posteriormente, do Rio São Francisco, sendo o fundador do Arraial de Morrinhos, hoje a cidade Matias Cardoso. Em reconhecimento àqueles que, de alguma maneira, fazem parte do Norte de Minas ou que lutam pelo seu desenvolvimento, foram instituídas as medalhas Mathias Cardoso, para os homens, e Maria da Cruz, para as mulheres. As comendas pretendem eternizar o orgulho que o sertanejo tem pela sua terra e contempla as pessoas que se destacaram nas áreas de ação social, agropecuária, cultura, educação, infraestrutura, meio ambiente, saúde e turismo. 

O Movimento Catrumano foi lançado em 2005 pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) e Prefeitura de Montes Claros, além de outros segmentos da sociedade. Esse movimento institui uma honraria àqueles de defendem e lutam pela cultura e os valores do Norte de Minas.

Fonte:

Últimas Notícias