Planejamento e parceria impulsionam crescimento de Minas

Antonio Anastasia reafirmou o êxito das políticas públicas, planejadas e implantadas pelo Governo de Minas em parceria com os municípios, durante palestra sobre o Choque de Gestão nas Administrações Públicas.

Planejamento e parceria impulsionam crescimento de Minas
Vice-governador Antonio Anastasia preside reunião da Amapi, em Ponte Nova
Foto: Lúcia Sebe/Secom MG

O vice-governador Antonio Anastasia reafirmou o êxito das políticas públicas, planejadas e implantadas pelo Governo de Minas em estreita parceria com os municípios, durante palestra sobre o Choque de Gestão nas Administrações Públicas, proferida por ocasião da celebração dos 25 anos da Associação dos Municípios do Vale do Piranga (Amapi), na tarde dessa quarta-feira (2), em Ponte Nova, na Zona da Mata mineira. “É exatamente ouvindo e auscultando os municípios e lideranças que temos que fazer esse planejamento. Esse grande esforço de crescimento não pode ser isolado. Minas Gerais por sua tradição é o estado mais municipalista da federação. A pedra fundamental sobre a qual se ergue a federação brasileira é o município. Então, nós temos que prestigiar os municípios e isso tem sido feito em Minas”, afirmou.

De acordo com Anastasia, ainda nesta quinta-feira (3), o presidente da Amapi e prefeito de Ponte Nova, João Carvalho, assina convênio com o Governo do Estado, pelo qual a instituição receberá R$ 800 mil para a instalação de uma usina de asfalto, beneficiando todos os municípios da região. O recurso faz parte do programa de fortalecimento das associações microrregionais, anunciado pelo governador Aécio Neves que determinou o aporte de R$ 40 milhões para sua execução.

Em sua explanação, o vice-governador ressaltou que o progresso depende de planejamento, esforço e trabalho integrado. Conforme explicou, quem gera riqueza não é o Poder Público e sim as atividades econômicas. E, para estimular essas atividades, é preciso atrair empresas com novas oportunidades. “Por isso, o primeiro passo, o primeiro esforço deve ser a favor da infraestrutura. Todos estão vendo o que o governo Aécio Neves fez desde o início de sua gestão. Um esforço descomunal para modernizar a infraestrutura plena do Estado, não só com asfalto, não só com habitação, não só com saneamento, mas com melhoria na saúde, na segurança pública, na educação; e isso tudo foi feito em parceria com os prefeitos”, enfatizou.

Anastasia lembrou que as políticas públicas fazem parte do plano de governo e que possuem metas a serem alcançadas. Mas, reconhece que ainda há muito a ser feito. Aos prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e demais lideranças dos municípios da região, ele resumiu: “Não temos varinha mágica para que possamos transformar a realidade do dia para a noite, mas nós temos planejamento, temos norte e sabemos que, passo a passo, com responsabilidade, com ética, com equilíbrio, com respeito, com diálogo, com parcerias, nós vamos alcançando nossos objetivos”.

Associativismo

A Amapi congrega 28 municípios e tem a missão de fomentar o associativismo, promovendo, coordenando e apoiando ações que visem ao desenvolvimento autossustentado e à inserção eficaz e definitiva de cada município no contexto de crescimento socioeconômico e cultural da região e do Estado. Seu objetivo é buscar a solução de problemas comuns nas áreas administrativa, econômica, social e físico-territorial dos municípios associados. É, também, uma entidade civil de duração indeterminada e presta diversos serviços, dentre eles o de assessoria jurídica, ambiental e técnica (planos, programas e projetos de desenvolvimento), além da capacitação de servidores públicos municipais, estendendo esses serviços à comunidade regional