Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Menu

Notícia

Sustentabilidade é o tema de Natal da Praça da Liberdade

A iluminação de Natal da Praça da Liberdade será inaugurada na próxima quinta-feira (3), às 19 horas.

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento

A decoração do Natal 2009, na Praça da Liberdade, aborda com leveza e fantasia um tema que interessa a toda a sociedade: a sustentabilidade. Com 500 mil microlâmpadas e 2,5 mil metros de cordões luminosos, o Natal de Luz 2009 da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) idealizou um cenário imaginário, em que o protagonista é um boneco do Papai Noel, de cinco metros de altura, que explica aos visitantes a importância das ações de sustentabilidade, a natureza, o clima e o planeta como um todo. A iluminação será inaugurada na próxima quinta-feira (3), a partir das 19h. Já as iluminações da sede da Cemig e da avenida Barbacena serão inauguradas na sexta-feira (4), às 19h.

O Papai Noel gigante transmite as mensagens de sustentabilidade de 15 em 15 minutos, enquanto, perto dele, um casal de bonecos mecatrônicos dança músicas natalinas e, em vários pontos espalhados da Praça, outros bonecos de Papai Noel em diferentes posições estão disponíveis para que os visitantes tirem fotografias ao seu lado, em vez de pisarem nos canteiros para isso.

Como nos anos anteriores, em parceria com o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG), todas as árvores foram avaliadas, e apenas aquelas que suportam a decoração foram iluminadas, explica a analista cultural Cecília Bhering, da Cemig.

BH e interior

O Natal de Luz 2009 participa das festas em todas as regiões do Estado. A Cemig está investindo cerca de R$ 1,3 milhão em 39 municípios, incluindo 12 localidades em Belo Horizonte, sendo que na Praça da Liberdade foram investidos cerca de R$ 600 mil. Em todo o Estado, cerca de 1,5 milhão de microlâmpadas e mais de 24 mil metros de cordões luminosos nas cores vermelha, verde e cristal, alegram o Natal dos mineiros.

Na capital, além da a Praça da Liberdade, também recebem decoração especial de Natal,a Igreja São José, a Assembleia Legislativa, o prédio do Ministério Público Estadual, os Correios, a avenida Barbacena, o prédio do Comando Geral da Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, o Palácio das Mangabeiras e outros dois novos locais, o Minascentro e a Igreja da Boa Viagem.

Outras 38 cidades fazem parte do Natal de Luz 2009: Abaeté, Araxá, Barão de Cocais, Betim, Cláudio, Conceição do Mato Dentro, Conquista, Conselheiro Lafaiete, Contagem, Diamantina, Divinópolis, Florestal, Indaiabira, Itabirito, Itamarandiba, Itapecerica, João Monlevade, Juiz de Fora, Lavras, Mantena, Montes Claros, Montezuma, Muzambinho, Nanuque, Patos de Minas, Piranga, Pitangui, Rio Pardo de Minas, Sabinópolis, Santo Antônio do Retiro, São Domingos do Prata, São João del-Rei, Tiradentes, Sete Lagoas, Três Corações, Três Marias, Vargem Grande do Rio Pardo e Varginha.

Fonte:

Últimas Notícias