Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Menu

Notícia

Governador visita na capital a 20ª Feira Nacional de Artesanato

O governador Aécio Neves visitou no Expominas, em Belo Horizonte, a 20ª Feira Nacional de Artesanato que acontece até o dia 29 de novembro.

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento
Governador visita na capital a 20ª Feira Nacional de Artesanato
Governador Aécio Neves visitou a 20ª Feira Nacional de Artesanato
Foto: Wellington Pedro/Imprensa MG

O governador Aécio Neves visitou, nesta quarta-feira (25), no Expominas, em Belo Horizonte, a 20ª Feira Nacional de Artesanato que acontece até o dia 29 de novembro. Neste ano, a feira homenageia o Brasil e sua diversidade cultura, étnica e artesanal. O governador visitou vários estandes e conheceu os produtos de artesãos de várias partes do Brasil. Durante a visita, o governador comentou a importância do artesanato para a economia mineira.

“O artesanato, além do ponto de vista econômico, tem um aspecto social extremamente relevante. O artesanato é hoje uma importante fonte de sustento e de geração de renda para inúmeras, milhares de famílias de Minas Gerais”, afirmou.

O governador também comentou o esforço do Governo de Minas, em parceria com o Instituto Centro Cape, responsável pela organização da feira, para promover a capacitação dos artesãos no Estado.

No ano passado, foi assinado um convênio entre a Superintendência de Artesanato da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e o Cape para apoio ao Programa de Certificação da Produção Artesanal/Selo IQS. Artesãos mineiros já estão sendo capacitados com acompanhamento de técnicos da Superintendência de Artesanato. Para participar do programa, o trabalho artesanal precisa ser ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável.

“Estamos agora, pela primeira vez, tratando o artesanato como atividade econômica e social de relevância. Portanto, queremos que essa feira cresça, que os artesãos mineiros tenham oportunidade de participar de outras feiras fora de Minas Gerais e mesmo fora do Brasil. Já há, inclusive, em outros países do mundo uma presença relativamente importante do artesanato de Minas e que vem crescendo e que pode crescer ainda muito mais”, disse.

Em 2009, a Superintendência de Artesanato intermediou a participação de 2.580 artesãos mineiros em 21 eventos nacionais, gerando um faturamento de R$ 595 mil.

Exposição

A Feira de Artesanato tem 1,1 mil estandes e 8 mil expositores distribuídos em 23 mil metros quadrados. Reconhecida no Brasil e no exterior como o maior evento do setor na América Latina, a Feira reúne artesãos de todos os estados brasileiros e representantes de 12 países expõem e comercializam cerca de 50 mil itens artesanais.

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur), de Desenvolvimento Econômico (Sede) e Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan) têm estandes na feira, divulgando produtos artesanais dessas regiões, além dos destinos turísticos do Estado e oportunidades de negócios.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) também participa com 20 estandes que comercializam produtos feitos por empreendimentos com foco na Economia Popular Solidária, baseados na autogestão e cooperação.

Fonte:

Últimas Notícias