Aécio abre túnel de acesso à Cidade Administrativa

O governador Aécio Neves vistoriou as obras da futura Cidade Administrativa que abrigará toda a administração direta do Estado a partir do ano que vem.

Aécio abre túnel de acesso à Cidade Administrativa
Aécio Neves acionou o dispositivo para abertura do túnel à Cidade Administrativa
Foto: Omar Freire/Imprensa MG

O governador Aécio Neves vistoriou, nesta quarta-feira (25), as obras da futura Cidade Administrativa que abrigará toda a administração direta do Estado a partir do ano que vem. O governador coordenou uma reunião de trabalho com todos os gerentes das obras e acionou o dispositivo para abertura final do túnel que dará acesso à Cidade Administrativa.

“Fizemos uma reunião hoje com todos os consórcios responsáveis pela obra e todos estão cumprindo o cronograma sem qualquer atraso. Estou extremamente feliz não apenas com a qualidade da obra de engenharia, com a excelência das empresas que aqui estão trabalhando, com a capacidade que tiveram de não fugir ao cronograma previamente estabelecido, mas principalmente com a eficiência que o Governo do Estado de Minas Gerais passará a ter a partir do momento em que toda a sua administração direta estiver aqui”, declarou o governador Aécio Neves.

O túnel de acesso à Cidade Administrativa está em fase de perfuração e terá 156 metros de extensão. Construído sob a rodovia MG 010, ele será coberto com concreto armado de contenção. O túnel terá quatro pistas de rolamento, sendo uma exclusiva para ônibus, além de pistas exclusivas para pedestres e ciclistas. Na vistoria desta quarta-feira, o governador abriu a passagem para a pista destinada a pedestres e ciclistas.

Mudança gradual

O governador afirmou que a mudança para a Cidade Administrativa acontecerá em etapas a partir do dia 15 de janeiro. Os primeiros servidores a ocuparem a nova sede administrativa serão os do gabinete do governador e o do vice-governador do Estado e das secretarias de Governo e de Planejamento e Gestão. No total serão 16 mil servidores de 18 secretarias de Estado e 25 órgãos estaduais.

“A mudança será feita em etapas por uma questão de segurança e de logística em relação principalmente aos servidores. Trinta dias depois da primeira mudança, nós deveremos estar vindo com outro conjunto de quatro a cinco secretarias de Estado. E assim sucessivamente, para que antes do final do primeiro semestre nós possamos ter praticamente a totalidade da Cidade Administrativa ocupada. É natural que durante esse período nós tenhamos algumas obras paralelas de conclusão, de arremate da obra mais estrutural. Mas já estaremos trabalhando aqui no início do ano”, afirmou o governador.

A Cidade Administrativa é formada pelo conjunto de dois prédios de 15 andares cada e pela futura sede do governo com quatro pavimentos, além de um auditório para 500 pessoas e um centro de convivência com restaurantes, lojas e agências bancárias, entre outros serviços destinados aos servidores.

Ao final da vistoria, o governador Aécio Neves ressaltou a economia que a Cidade Administrativa trará ao Estado e as melhores condições de trabalho que serão oferecidas aos servidores. A estimativa é de que R$ 85 milhões deixarão de ser gastos pelo Estado por ano, despesas referentes a aluguéis e manutenção de prédios, telefonia e transporte de documentos e de servidores. Atualmente a administração estadual está distribuída por 53 endereços diferentes.

“A obra dos prédios é inteligente, com economia de energia, otimização da utilização de água potável. Há um conjunto de preocupações socioambientais, tanto do ponto de vista social quanto do ponto de vista ambiental, portanto de sustentabilidade, que são atendidos nessa construção. Portanto, eu não tenho dúvida de que não apenas os servidores terão muito conforto e segurança para trabalhar aqui, como estamos iniciando um processo de reconstrução do processo de desenvolvimento da nossa capital e da Região metropolitana”, disse o governador.

Transporte de servidores

O governador ressaltou ainda o governo estuda detalhadamente as medidas que facilitarão o deslocamento dos servidores estaduais para o novo local de trabalho. Uma linha de ônibus será disponibilizada gratuitamente entre a estação do metrô em Vilarinho até a Cidade Administrativa.

“Mapeamos todos os servidores que moram aqui. Sabemos individualmente onde mora cada servidor, onde precisaremos requalificar e ampliar o serviço de linha de ônibus. Da estação Vilarinho até aqui haverá um transporte gratuito de altíssima qualidade para os servidores. Houve a preocupação de garantirmos ao servidor que mora em qualquer parte da Região Metropolitana de Belo Horizonte, que ele tenha apenas uma baldeação, quando necessário. A maioria, esperamos, que não seja nem necessário isso, apenas uma troca de condução durante o percurso da sua casa até a Cidade Administrativa”, disse o governador.