Governo repassa R$ 6 milhões para Teófilo Otoni e região

Governo repassa R$ 6 milhões para Teófilo Otoni e região
O vice governador Antônio Anastasia em pronunciamento na visita à Unidade de inovaçâo Tecnológica
Foto: José Carlos Paiva / Secom MG

O vice-governador professor Antonio Anastasia assinou nesta segunda-feira (16), em Teófilo Otoni, convênios na ordem de R$ 6 milhões para o fomento da economia e para o desenvolvimento educacional de Teófilo Otoni e região. Os acordos foram assinados durante o lançamento do Polo de Inovação Gemas e Joias de Teófilo Otoni.

A implantação da plataforma Polos de Inovação do Norte e Nordeste, principal receptora desses recursos liberados pelo Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), é uma iniciativa do Governo de Minas, coordenada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan). Conta também com a cooperação das Secretarias de Estado de Desenvolvimento Social, de Desenvolvimento Econômico, de Educação; dos Institutos de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi) e do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), além de prefeituras, órgãos públicos, empresas e sociedade civil.

O projeto visa criar uma plataforma que agregue valor à economia regional, gerando emprego e renda, favorecendo o desenvolvimento sustentável. A iniciativa tem o objetivo de fortalecer a infraestrutura de capacitação de recursos humanos, concentrando massa crítica qualificada; pesquisadores, professores, tecnólogos, técnicos de nível médio, operários especializados, estruturas de ensino e pesquisa.

Para o vice-governador, investimentos na área de capacitação e aprendizagem são sempre indispensáveis e fundamentais. “Os investimentos do Estado em Teófilo Otoni são sempre em dobro para as regiões do Mucuri e do Jequitinhonha. Somente em Teófilo Otoni, a Copasa está investindo R$ 90 milhões para obras de saneamento. As assinaturas de convênios realizadas hoje demonstram o desenvolvimento integrado de Minas Gerais. É por isso que o Governo de Minas é reconhecido como o melhor do país”, ressaltou.

Além da consolidação da plataforma Polos de Inovação, os investimentos também serão destinados ao acordo entre o Governo e a Prefeitura de Teófilo Otoni para a realização de projetos estruturadores de qualificação profissional, formação de recursos humanos, pesquisa e inovação. Beneficiará, também, as ações do projeto Usina do Trabalho, viabilizará a consolidação e operacionalização da Unidade de Inovação Tecnológica (Unit), vai favorecer o desenvolvimento regional com a adesão de ações do projeto Integraminas, além de dar qualificação a jovens empreendedores para atuarem na rede social por meio do Projeto Teia – Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação Aplicados.

Professor Anastasia também autorizou a assinatura do protocolo de intenções que visa à cooperação e à conjugação de esforços para a implantação do Centro Tecnológico de Pesquisa e Transferência de Tecnologia do Mucuri, com sede em Teófilo Otoni. Além disso, entregou certificados da capacitação presencial do projeto Jovens Empreendedores do Polo de Inovação do Vale do Mucuri.

“Aos jovens que aqui estão, meus parabéns pelo investimento no futuro e no progresso de vocês. Para mudar a realidade, é preciso capacitar as pessoas e dar oportunidades. O futuro da humanidade, do país, de Minas Gerais, e dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha é o conhecimento, especialmente em ciência e tecnologia. Estamos honrando os ideais do símbolo de nossa bandeira, o triângulo, que representa prosperidade, justiça social e conhecimento”, disse o vice-governador.

Antecedendo à solenidade, o vice-governador visitou as instalações da Unit, onde conheceu as atividades realizadas nos núcleos de produção-escola de joalheria e lapidação, no laboratório gemológico e no núcleo de informação e treinamento. Os representantes da unidade apresentaram as atividades ao professor, explicando-lhe o atual contexto da produção e comercialização de pedras preciosas no Estado. A Unit foi criada para inovação dos processos, maquinários, ferramentas e insumos buscando o diferencial para as joias produzidas em Teófilo Otoni. As novas linhas de produto contam com design com identidade regional e qualidade certificada.

Inauguração UAI

O vice-governador professor Antonio Anastasia também inaugurou, em Teófilo Otoni, a 14ª Unidade de Atendimento Integrado (UAI) do Estado. A nova unidade substitui o antigo Psiu, localizado no bairro Olga Correia, e ocupará uma área de 590 m², com capacidade para realizar 350 atendimentos ao dia. Os investimentos para a instalação da Unidade de Teófilo Otoni foram cerca de R$ 580 mil. Serviços como Ouvidoria Geral do Estado, Instituto de Identificação da Polícia Civil, Polícia Militar, Sine, Coordenadoria Regional da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, Cemig, Detran, Copasa, Procon, Instituto Estadual de Florestas serão disponibilizados na UAI de Teófilo Otoni. A nova UAI também terá auditório para a realização de palestras, treinamentos e cursos e Telecentro.

Professor Anastasia ressaltou, durante a inauguração da UAI, o empenho do Governo do Estado em melhorar os serviços prestados à sociedade. “A UAI é uma agência de serviços públicos que o Estado presta ao cidadão de maneira eficiente e moderna. Os municípios mineiros estão sentindo a presença do Governo de Minas de forma eficiente e ágil”, disse.