Governo de Minas e Banco Mundial discutem inovações

Belo Horizonte vai sediar na quarta-feira (18) e quinta-feira (19), no auditório do Banco de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais, o Seminário do Banco Mundial "Abordagens Pragmáticas para Transferência e Comercialização de Tecnologia".

Belo Horizonte vai sediar na quarta-feira (18) e quinta-feira (19), no auditório do Banco de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais (BDMG), o Seminário do Banco Mundial “Abordagens Pragmáticas para Transferência e Comercialização de Tecnologia”. A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e será a contribuição de Minas Gerais para a Conferência Nacional de C&T 2010.

No encontro haverá discussão sobre a experiência da Coréia do Sul em fazer e negociar patentes e outras formas de proteção intelectual como fatores impulsionadores do desenvolvimento econômico e social. Neste contexto, serão comparadas as estratégias asiáticas para a inovação com as de países como Brasil, Chile e Argentina, com um destaque para as iniciativas do Sistema Mineiro de Inovação (Simi). Além dos palestrantes convidados pelo Banco Mundial, são esperados empresários, cientistas, professores, integrantes do governo do Estado, além de outros públicos interessados. Minas Gerais foi escolhido por ser hoje referência na indução de políticas públicas para inovação tecnológica.

O vice-governador Antonio Anastasia, o vice-presidente do Banco Mundial Otaviano Canuto dos Santos Filho e o secretário Alberto Duque Portugal vão participar da abertura dos trabalhos enfatizando a importância da transferência e comercialização de tecnologias para a geração de emprego e renda. O presidente do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, Carlos Alberto Aragão e o diretor do Instituto de Desenvolvimento da Coréia, Ji-Hong Kim, também estarão presentes na abertura do seminário.

Inovação como a principal fonte de crescimento econômico e social é o tema da primeira sessão de palestras, com o economista chefe do Banco Mundial, William F. Maloney. Na segunda sessão será debatida a interação público-privada com Tae-Sun Min, da Fundação de Amparo à Pesquisa da Coréia, e na terceira e última sessão, o secretário adjunto da Sectes, Evaldo Vilela, vai tratar da missão das universidades brasileiras para o desenvolvimento.

Serviço:

Seminário Abordagens Pragmáticas para Transferências e Comercialização de Tecnologia
Data: 18 e 19 de novembro de 2009
Local: Auditório Paulo Camilo Penna - BDMG rua Bernardo Guimarães, 1600, Lourdes, BH-MG)
Horário: 8h30 às 18h
Inscrições gratuitas pelo site www.tecnologia.mg.gov.br/suporte/seminario Mais informações: (31) 3247-2243