Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Menu

Notícia

Aécio Neves recebe em Maceió Medalha do Mérito da República

O governador Aécio Neves foi agraciado com a Medalha do Mérito da República Marechal Deodoro da Fonseca, em Maceió.

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento
 Aécio Neves recebe em Maceió Medalha do Mérito da República
O governador Aécio Neves e o cantor Djavan foram agraciados com a medalha
Foto: Thiago Sampaio

O governador Aécio Neves foi agraciado com a Medalha do Mérito da República Marechal Deodoro da Fonseca, na noite desse domingo (15), em Maceió. A entrega da comenda, concedida pelo Governo do Estado de Alagoas, fez parte das comemorações dos 120 anos da Proclamação da República no Brasil.

 

“A República permitiu aos brasileiros, a partir da proclamação feita pelo Marechal Deodoro, definirem o seu futuro. E esse é um momento de reverência que todos brasileiros fazem a esse grande alagoano, a esse grande brasileiro”, afirmou o governador, em entrevista.

 

A Medalha foi instituída em 2003, e é concedida anualmente, no dia 15 de novembro, por decreto governamental, aos cidadãos brasileiros ou estrangeiros que tenham contribuído no processo de consolidação da democracia social no País. O governador Aécio Neves foi agraciado em 2008, mas recebeu a comenda neste ano, entregue pelo governador de Alagoas, Teotônio Vilela.

 

Além do governador mineiro, outras dez pessoas foram homenageadas. Entre elas, o cineasta Cacá Diegues, os músicos Hermeto Pascoal e Djavan, a empresária Viviane Senna e o ministro do Superior Tribunal de Justiça Humberto Eustáquio Martins.

 

Ao falar da homenagem, o governador Aécio Neves destacou a importância do Estado de Alagoas no desenvolvimento do Brasil. “Alagoas é um estado que busca, com a força da sua gente, superar as suas dificuldades e vem fazendo isso com muito esmero. Alagoas é uma referência importante não apenas pelas suas belezas naturais, que são extraordinárias, quase que incomparáveis, mas é um estado que busca o seu espaço neste momento de desenvolvimento por que passa o país”, destacou.

 

Marechal Deodoro

 

A entrega da comenda no dia 15 de novembro é um reconhecimento à atuação de Marechal Deodoro da Fonseca na história brasileira, culminada com a proclamação da República neste dia no ano de 1889.

 

Marechal Deodoro nasceu na cidade de Alagoas, atual cidade de Marechal Deodoro, em 1827. A partir dos 21 anos, passou a integrar as tropas do Exército Brasileiro e atuou em diversos conflitos como a Guerra do Paraguai.

 

Após a Proclamação da República, Marechal Deodoro assumiu o governo provisório do Brasil. Em 1891, foi eleito pelo Congresso Nacional presidente do Brasil. Devido aos problemas econômicos do país, renunciou ao cargo poucos meses após a eleição. Morreu em 1892, no Rio de Janeiro.

Fonte:

Últimas Notícias