Solenidades marcam o 46º aniversário do Gabinete Militar

Com a presença do secretário de Estado de Governo, Danilo de Castro, a cerimônia de entrega da Medalha de Mérito de Defesa Civil, condecorou 40 personalidades.

Solenidades marcam o 46º aniversário do Gabinete Militar
O secretário de Governo, Danilo de Castro, durante a entrega da Medalha do Mérito da Defesa Civil Foto: Carlos Alberto / Secom MG

Homenagens e entrega de medalhas marcaram a comemoração do 46º aniversário do Gabinete Militar do Governador (GMG), nessa quinta (12) e sexta-feira (13), em Belo Horizonte. Militares, servidores públicos e entidades públicas e privadas, que se destacaram na prestação de serviços à comunidade, foram agraciados com medalhas e diplomas.

Com a presença do secretário de Estado de Governo, Danilo de Castro, a cerimônia de entrega da Medalha de Mérito de Defesa Civil, nesta sexta-feira (13), no Palácio da Liberdade, condecorou 40 personalidades, entre elas o comandante da 4ª Região Militar do Exército, general de Divisão José Mário Facioli, e o comandante do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (Ciaar), brigadeiro-do-ar José Geraldo Ferreira Malta.

Para o chefe do GMG e coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Eduardo Mendes de Sousa, a cada ano é mais visível o envolvimento dos órgãos federais, estaduais e municipais nas ações de prevenção e preparação para os desastres. “É preciso homenagear pessoas, dos mais diversos segmentos sociais, que entenderam nossa mensagem e que vem contribuindo para o engrandecimento do sistema estadual de Defesa Civil”, destacou.

Familiares, amigos e colegas de trabalho também prestigiaram a solenidade dessa quinta-feira (12), no teatro do Colégio Izabela Hendrix, na capital. Na ocasião, foi entregue a Medalha de Mérito Militar, o Prêmio Expressão Profissional e Motorista Padrão, o diploma de Colaborador Benemérito e ainda realizada homenagem aos militares do GMG transferidos para a reserva em 2009. Ao final do evento, os convidados assistiram à peça teatral “Acredite, um espírito baixou em mim”, comédia de Ronaldo Ciambroni.

Formulação institucional

Este ano também marca a formulação institucional do órgão. Já está em andamento a elaboração do plano estratégico, documento que estabelece as ações táticas e operacionais do GMG, bem como alinha as diretrizes internas da instituição às políticas governamentais, definidas no programa Estado para Resultados.

Uma nova proposta de decreto que reorganiza a estrutura básica do GMG já foi apresentada ao Governo do Estado, trazendo três inovações: a criação da Assessoria de Modernização da Gestão e de Projetos, a estruturação da Diretoria de Prevenção a Risco e o fortalecimento da Escola de Defesa Civil.