Anastasia inaugura Espaço Poupança Jovem em Juiz de Fora

Vice-governador inaugurou sede do Programa Poupança Jovem na Zona da Mata Mineira.

JUIZ DE FORA - O vice-governador Antonio Augusto Anastasia inaugurou o Espaço Poupança Jovem, sede do Programa Poupança Jovem em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, nesta quinta-feira (5). Localizado na rua Halfeld, 450, 5º andar, o espaço reúne as ações a serem desenvolvidas nas escolas e nos locais adequados para os cursos profissionalizantes, além de abrigar atividades e de convivência para os alunos do programa.

O Poupança Jovem é um Projeto Estruturador do Governo de Minas destinado aos estudantes matriculados no Ensino Médio da rede pública estadual, residentes em municípios ou regiões que ainda apresentam elevadas taxas de evasão escolar, combinadas com violência e baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). “Esse programa é muito importante para inclusão social dos jovens que estão em situação de risco e que também estão nas nossas escolas públicas. Será muito positivo e certamente um sucesso aqui em Juiz de Fora”, afirmou o vice-governador.

Os alunos contam com atividades extracurriculares e culturais, além de cursos de qualificação profissional. É uma oportunidade de desenvolvimento pessoal e social, visando à permanência na escola, o sucesso escolar e a inserção no mercado de trabalho, além da geração de renda. Em contrapartida, os alunos recebem uma poupança no valor de R$ 3 mil, a ser sacada após a conclusão do Ensino Médio. Os investimentos do Governo no programa para 2009 são de R$ 44 milhões.

“O programa dá oportunidade aos jovens de ter acesso a meios e bens de educação, cultura e desenvolvimento. Queremos confirmar a crença dos jovens e de suas famílias de que eles terão as mesmas oportunidades que todos os outros, mostrar para eles próprios que não são um problema, mas uma solução”, afirmou o prefeito Custódio Mattos.

O programa foi iniciado em 2007 no município de Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Em 2008, foi expandido para Ibirité e Esmeraldas, também na RMBH, e para Governador Valadares, no Leste do Estado, beneficiando 13 mil jovens. Neste ano, começa a atender os municípios de Juiz de Fora, Montes Claros, Teófilo Otoni e Sabará, beneficiando mais 17 mil alunos. A meta é atender 50 mil jovens até 2010.

Estiveram presentes na inauguração o prefeito de Juiz de Fora, Custódio Mattos, e o secretário municipal de Assistência Social, Marcelo Garcia. Segundo Anastasia, em abril acontecerá o lançamento formal do programa na cidade, com participação de 5 mil jovens.

Municipalização

Juiz de Fora foi a primeira cidade visitada pelo vice-governador para a municipalização do Poupança Jovem. Para o secretário municipal de Assistência Social, Marcelo Garcia, esse é o reconhecimento do esforço na implantação e no funcionamento do programa no município, que espera atender em três anos mais de 15 mil alunos. “Estamos em uma batalha para melhorar os padrões sociais de Juiz de Fora e construir uma cidade melhor”, completou.

De acordo com o vice-governador, a municipalização do Poupança Jovem começando por Juiz de Fora favorece a cidade para novos projetos sociais a serem lançados e implementados no município em parceria com o Governo do Estado.

Segundo dados da Secretaria Estadual de Educação, hoje, Juiz de Fora possui, aproximadamente, 5 mil alunos freqüentando escolas estaduais. A expectativa é que todos os alunos matriculados participem do programa. Para entrar e se manter no Poupança Jovem, o estudante deve ter freqüência regular nas aulas, bom desempenho escolar, participação em atividades de real interesse para as comunidades, respeito aos valores de cidadania e nenhum envolvimento com a criminalidade e outras ações anti-sociais.

Reunião com o secretariado

Logo após a inauguração, o vice-governador se reuniu com todo o secretariado municipal de Juiz de Fora, ao lado do prefeito Custódio Mattos, na sede da Prefeitura Municipal. Anastasia falou sobre gestão pública aos administradores da cidade.

Aula magna sobre gestão pública

Nessa quarta-feira(4), Anastasia ministrou aula magna para os alunos do Instituto Vianna Júnior, em Juiz de Fora. O vice-governador falou sobre a gestão pública no Brasil. Estiveram presentes no evento o ex-presidente da República Itamar Franco, o prefeito de Juiz de Fora Custódio Mattos e o secretário de Estado de Saúde, Marcus Pestana.

Para a platéia de estudantes, Anastasia enfatizou a importância da participação da sociedade civil junto ao Estado. “A gestão pública eficiente no Brasil só será alcançada se a sociedade perceber a relevância de termos políticas públicas baseadas na eficiência da gestão profissional, empreendedora, criativa e ousada, que não fique presa no passado, no ‘não pode’ e no ‘sempre foi assim’, outra frase terrível”, disse.

Para o vice-governador, diferente do passado, a gestão pública é hoje o tema nuclear para que as políticas públicas, que são o grande esforço do Governo de Minas, a melhoria dos indicadores de condição de vida dos brasileiros, saúde, emprego, renda, educação, segurança, entre outros, possam florescer. “O tema da gestão pública vai servir de amparo para que o Brasil dê, nos próximos anos, um grande passo em prol do desenvolvimento e do nosso ingresso definitivo no rol das nações mais civilizadas do mundo”.

A sede do Poupança Jovem também será usada como lugar de convivência para os alunos do programa

Foto: José Carlos Paiva/Secom MG