Anastasia avalia ações de Defesa Social em Comitê de Resultados

O vice-governador Antonio Augusto Anastasia presidiu a oitava reunião do Comitê da área de Resultados Defesa Social.

BELO HORIZONTE - O vice-governador Antonio Augusto Anastasia presidiu a oitava reunião do Comitê da Área de Resultados Defesa Social nesta quinta-feira (5), no gabinete da vice-governadoria do Estado. Os projetos estruturadores dessa Área de Resultados são a gestão integrada de ações e informações de Defesa Social, expansão e modernização do sistema prisional, atendimento às medidas socioeducativas, avaliação e qualidade da atuação dos órgãos de Defesa Social e prevenção social da criminalidade.

Dentro da gestão integrada de ações e informações de Defesa Social estão as Regiões Integradas de Segurança Pública (Risp), as Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisp), Sistema Integrado de Defesa Social (Sids), Integração da Gestão em Segurança Pública (Igesp), PCNet e Reds (PC), Olho Vivo, Radiocomunicação, sistema automático de impressões digitais (Afis) e Centro Integrado de Informações de Defesa Social (Cinds).

A Expansão e Modernização do Sistema Prisional inclui concurso de agente penitenciário, a PPP Prisional, a adoção das pulseiras eletrônicas, transferências da PC para Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi), obras de unidades prisionais e Associação de Proteção e Amparo ao Condenado (Apac).

O atendimento às medidas socioeducativas congrega o concurso de agentes socioeducativos, as medidas em meio aberto e obras dos centros socioeducativos. A avaliação e qualidade da atuação dos órgãos de Defesa Social congrega os centros de ensino, Seminário Internacional da Qualidade da Atuação e cursos e pesquisas.

Dentro da prevenção social da criminalidade estão os núcleos de prevenção à criminalidade, intervenção estratégica, descentralização da política de prevenção e prevenção de homicídios nas áreas do Fica Vivo!.

Participaram da reunião do Comitê os secretários de Estado de Defesa Social, Maurício Campos Júnior, e de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, o coordenador-executivo do Programa Estado para Resultados, Tadeu Barreto, o chefe da Polícia Civil, Marco Antonio Monteiro de Castro, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Gilvam Almeida Sá, o representante do comando da Polícia Militar Renato Vieira de Souza, o subsecretário de Administração Prisional, Genilson Ribeiro Zeferino, e o coordenador-geral do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (Crisp) da Universidade Federal de Minas Gerais, Cláudio Beato.

Anastasia: reunião com secretários de Estado e alto comando das polícias militar, civil e bombeiros
Foto: Lúcia Sebe/Secom MG