Governo assina convênio com federações esportivas

O vice-governador e o secretário de Estado de Esportes e da Juventude assinaram, nesta quarta-feira (4), convênio de cooperação técnica entre o Governo do Estado e federações esportivas mineiras.

O convênio objetiva fortalecer as federações esportivas mineirasBELO HORIZONTE - O vice-governador Antonio Augusto Anastasia e o secretário de Estado de Esportes e da Juventude, Gustavo Corrêa, assinaram, nesta quarta-feira (4), convênio de cooperação técnica entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej), com as federações de basquete, vôlei, handebol, futsal, ginástica, tênis, judô, tae kwon do, ciclismo e com a Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg), sob a condução técnica da Fundação Renato Azeredo.

Foto: Osvaldo Afonso/Secom-MG

O convênio objetiva fortalecer as federações esportivas mineiras por meio de planejamento estratégico, pactuação de metas e implementação de ferramentas de avaliação de resultados, buscando o aprimoramento do esporte especializado em Minas Gerais.

O Governo do Estado pretende que as federações implementem seu novo modelo de negócio, assegurando o cumprimento dos resultados que serão pactuados, levando o esporte de Minas Gerais a um novo patamar. As metas a serem atingidas vão gerar maior conhecimento do papel de cada ator no processo, mobilizando a força de trabalho para garantir a obtenção dos resultados.

Segundo o vice-governador, essa é uma medida inédita, que representa a adesão da sociedade civil ao modelo de gestão inovador de Minas Gerais. A administração pública mineira já apresenta um padrão de funcionamento extremamente aplaudido, servindo de exemplo para outros estados da federação, considerado modelar pelo Banco Mundial. “Agora observamos com muita honra e alegria que a sociedade civil, através das federações da área esportiva, estão aderindo a esse modelo por uma consultoria fornecida pelo Governo do Estado, nessa iniciativa da Secretaria de Esportes. Os melhores resultados das federações refletirão nos resultados dos atletas, melhorando o desempenho do esporte em Minas Gerais”, afirmou.

O convênio terá vigência de 12 meses, podendo ser prorrogado por acordo entre as partes. A Seej vai oferecer duas vagas em curso de Gestão Esportiva a cada federação, visando ao aprimoramento de sua administração.

Dentro do acordo, as federações se comprometem a fomentar competições esportivas descentralizadas, aprimorar sua eficiência operacional na realização de ações em todo o Estado; definir estratégias e implantar os planos de ação conforme o quadro de Indicadores e Metas; e utilizar os conceitos e metodologias incorporadas durante o trabalho de consultoria em gestão na definição das estratégias e implantação dos planos de ação.

“O Governo do Estado está cada vez mais preocupado com a qualidade de vida da população. Nesta parceria, o Governo está disponibilizando às federações mecanismos para que trabalhem da mesma forma que o Governo, com um modelo de gestão moderno, onde a finalidade é proporcionar bons resultados a quem está praticando esportes. O Governo do Estado dá hoje mais um passo para que possamos dizer que Minas cresceu em todos os segmentos, incluindo o esporte”, disse Gustavo Corrêa, secretário de Estado de Esportes e Juventude.

Planejamento estratégico

O planejamento estratégico leva em consideração o negócio, a missão e a visão das federações, aponta objetivos estratégicos para 2009 e 2010 alinhados ao planejamento estratégico da Seej, traça mapa estratégico das federações dentro da metodologia do Balanced Scorecard (BSC), desdobra os objetivos estratégicos e define indicadores de resultado e metas para avaliação da implantação do plano de negócio desenvolvido.

O projeto também apresenta as ferramentas de marketing, publicidade e web site necessárias para melhor divulgação das atividades, captação de recursos junto à iniciativa privada e estreitamento do relacionamento com os clientes, e a sistemática de acompanhamento de resultados a ser implementada pelas federações em 2009.

Assinaram o convênio o presidente da Federação Mineira de Basketball, Márcio Oliveira; de Ciclismo, Welington de Souza; de Futsal, Marcos Antônio Madeira; de Ginástica, Theresinha Bomfin; de Handbol, Paulo Sérgio de Oliveira; de Judô, Geraldo Brandão; de Tae know do, Chang Seon Lin; de Tênis, Miguel Bechara; de Voleibol, Carlos Antônio Rios, e de Esportes Estudantis de Minas Gerais, Everson Ciccarini. Participou da reunião, o consultor Rubem Myrrha, do Grupo Yes, contratado pelo Governo do Estado.