Em Congresso, Segov destaca possibilidades de parcerias entre governo e consórcios intermunicipais

Secretário Igor Eto afirmou que o Estado está à disposição dos consórcios para fortalecer as parcerias, aprimorar e construir novas ferramentas

Imagem ilustrativa -
(Foto: Divulgação Segov)

O Governo de Minas desenvolve diferentes ações em parceria com os consórcios intermunicipais. São iniciativas que envolvem cooperação técnica, capacitação de profissionais, repasse de recursos, entre outros. Com o passar dos anos, as possibilidades estão sendo ampliadas e fortalecidas.

Nesta quinta-feira (27/4), durante o 1º Congresso Mineiro de Consórcios Intermunicipais, o Secretário de Estado de Governo, Igor Eto, participou de uma mesa redonda que debateu a gestão financeira do consórcio público e as possibilidades de convênios e parcerias com o Estado e a União.

No evento, Eto reforçou o compromisso do Governo de Minas com os consórcios. “Trabalhar a transferência de recursos e a construção de políticas públicas com os municípios em forma de consórcios faz com que tenhamos um ganho de eficiência muito grande. Por isso, estamos de portas abertas para trabalhar ao lado de cada um dos consórcios”.

Ele aproveitou ainda para pontuar a importância das entidades para que o recurso chegue até a "ponta".  “O que os municípios fazem por meio dos consórcios é aumentar o potencial e a capacidade de captação de recursos e, assim, impactar de forma mais efetiva a vida do povo mineiro”.

O Secretário também destacou que o evento representa um momento importante para ouvir os representantes dos consórcios e construir e fortalecer ainda mais as parcerias. “O governo do estado está completamente à disposição dos consórcios para ser parceiro, ouvir e construir junto”, concluiu.

O Congresso teve início no dia 26/4 e será realizado até o dia 28/4. Além da Segov, também participam do evento representantes das secretarias de estado de Educação, Saúde, Desenvolvimento Econômico, entre outros.

O Congresso

O evento tem entre seus objetivos ampliar o diálogo entre os Consórcios Intermunicipais, os Órgãos de Controle e o Estado de Minas Gerais, por meio de um momento de imersão, para fortalecer a articulação e a gestão pública nos setores essenciais dos municípios culminando na construção de estratégias conjuntas, a partir de uma pauta unificada, que contemple as principais demandas que recaem sobre o poder público na atualidade.