Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Menu

Notícia

Jornal Minas Gerais disponibiliza consulta ao acervo histórico 

Digitalização é realizada em etapas. Já estão disponíveis arquivos desde a primeira edição, que data de 21 de abril de 1892, até 22 de agosto de 1943.

Imagem ilustrativa -
(Foto: Humberto Araujo/ Segov MG)

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento

O Diário Oficial de Minas Gerais guarda a memória do povo mineiro. Desde que foi publicada a primeira edição, em 21 de abril de 1892, o jornal traz publicações oficiais e, em algumas edições, notícias de Minas Gerais, do Brasil e do mundo. Para preservar todo conteúdo existente e facilitar o acesso da população, a Secretaria de Estado de Governo (Segov), por meio da Superintendência de Imprensa Oficial, está digitalizando todas as edições antigas e disponibilizando o material para consulta, de forma pública e gratuita.

O trabalho de digitalização é minucioso e realizado em duas frentes de trabalho: uma parte da equipe fica responsável pela geração dos arquivos que estão armazenados em microfilmes, enquanto a outra cuida da  desencadernação dos livros, que contém várias edições do jornal em um único volume, e escaneia folha por folha, cuidadosamente. “É essencial que o trabalho seja realizado com cautela. Afinal, temos edições que foram impressas há décadas. É tudo muito sensível”, afirma o Superintendente de Imprensa Oficial, Rafael Freitas Corrêa.

A Superintendência conta com alguns exemplares utilizados especificamente para o processo de digitalização e também um acervo completo e inventariado, que passará a ser manuseado apenas em situações excepcionais, uma vez que o conteúdo já estará disponível na internet.

A consulta ao acervo histórico está disponível no site oficial www.jornalminasgerais.mg.gov.br. O conteúdo pode ser acessado em dois blocos: um, com o histórico desde a primeira publicação até o ano de 1943, incluindo o ano de 2010. O segundo reúne todas as edições veiculadas a partir  do ano de 2011. A digitalização é feita em etapas e posteriormente será possível acessar as edições de 2009 a 1944, que serão disponibilizadas em ordem decrescente, buscando publicar os períodos que geram maior número de pedidos de consultas pelos usuários.

O projeto de disponibilização do acervo do Jornal Minas Gerais na internet tem o intuito de facilitar o acesso às publicações oficiais, assim como de preservar o material existente.

O Diário Oficial

O Jornal Minas Gerais é o instrumento responsável por dar publicidade aos atos de governo e demais matérias de interesse público, em observância aos princípios constitucionais e em conformidade com artigo 1º da Lei 19.429/2011, que determina as diretrizes de publicação dos atos.

No ritmo das transformações tecnológicas, a produção do jornal evoluiu dos antigos clichês, passando pela máquina linotipo e pela impressão em off-set, e, desde março de 2019, também com o nome de Diário Oficial Eletrônico Minas Gerais (DOMG-e), o veículo é completamente eletrônico, com assinatura digital que atende aos requisitos de autenticidade, integridade e validade jurídica.

Clique AQUI para acessar o Diário Oficial

Últimas Notícias