Gestores municipais são orientados sobre o processo de adesão ao Modelo de Governança e Gestão

De acordo com a legislação, adesão será obrigatória para o recebimento das transferências voluntárias da União

Imagem ilustrativa -
(Foto: Divulgação Segov)

O Governo de Minas, por meio das secretarias de estado de Governo (Segov) e de Planejamento e Gestão (Seplag), está orientando os gestores municipais no processo de adesão ao Modelo de Governança e Gestão - Gestão.gov.br. O objetivo é que as prefeituras possam participar da iniciativa para que estejam aptas a captar recursos da União.

Para que todos os pontos do modelo e da adesão estejam claros para os gestores, no dia 14/2, a Seplag realizará uma videoconferência no Youtube. Clique AQUI para acompanhar.

No dia da capacitação on-line, a Segov e a Seplag orientam que seja feita a leitura das normas relativas ao Modelo de Governança e Gestão e do novo Guia do Instrumento de Maturidade da Gestão – IMG 100 Pontos, clique AQUI para acessar.

Modelo de Governança e Gestão

O Gestão.gov.br é uma iniciativa do Governo Federal que tem como principal benefício proporcionar um mapeamento dos processos e práticas de gestão do município, para que sejam identificadas oportunidades de melhorias. De acordo com a legislação, a adesão ao modelo será obrigatória para o recebimento das transferências voluntárias da União.

Ao aderir ao modelo, os municípios devem formar um Comitê de Aplicação e responder a questões focadas em avaliar as práticas de gestão dos entes municipais no que se referem a fundamentos como governança, estratégias e planos, público-alvo, orientação por processos, entre outros. Logo depois, as respostas serão transpostas para o sistema do Gestão.gov.br e passarão por uma validação externa, para a emissão do selo de maturidade em gestão.