Anastasia inaugura núcleo da Cooxupé em Monte Carmelo

Vice-governador inaugura estrutura para recebimento e armazenamento de café em município do Alto Paranaíba.

O vice-governador na inauguração do núcleo da Cooxupé em Monte CarmeloMONTE CARMELO - O vice-governador Antonio Augusto Anastasia esteve em Monte Carmelo, na região do Alto Paranaíba, nesta sexta-feira (23), para a inauguração do núcleo da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé). A estrutura é composta de local para operacionalizar o recebimento de cafés a granel e armazená-los em sacos maiores, os chamados big-bags; moderna estrutura para o empilhamento das embalagens; depósito para produtos fitossanitários (construído segundo normas ambientais rigorosas) e prédio central. No local vão funcionar uma loja, um depósito e a área administrativa.
Foto:Marco Evangelista/Secom-MG

“O futuro, não só do nosso Estado, mas do nosso país, passa por iniciativas dessa natureza”, disse Anastasia sobre a expansão da cooperativa. “Isso demonstra de fato, de modo muito claro, como nós em Minas Gerais vivemos um tempo muito auspicioso, que congrega Governo, população, empresários, trabalhadores, todos conseguindo indicadores extremamente positivos”.

De acordo com o vice-governador, o agronegócio é a sustentabilidade da economia mineira. “Temos uma economia diversificada, temos mineração, siderurgia, indústrias, mas é o agronegócio que está enraizado, não só na nossa tradição econômica e política, mas em especial, que dá emprego a um número maior de trabalhadores em Minas Gerais, quer no café, quer no leite, na produção de queijo, da soja, das frutas, nas diversas regiões do Estado”, completou.

Com a inauguração do novo núcleo, a Cooxupé completa os serviços prestados pelo núcleo, que já contava com dois armazéns para café, unidade para a padronização desta matéria-prima e silos para armazenagem de grãos. Após a bênção das instalações, o vice-governador, o presidente da Cooxupé, Carlos Alberto Paulino da Costa, autoridades e cooperados conheceram as dependências. Com o empreendimento, as atividades da cooperativa ficarão concentradas em um único local.

A Cooxupé instalou-se em Monte Carmelo em maio de 1990, ao incorporar a Cooperativa Mista Agropecuária de Monte Carmelo Ltda. Os investimentos foram acontecendo de forma gradativa, uma vez que a diretoria acreditava que a cafeicultura daquela região, de clima propício, iria se expandir juntamente com a Cooxupé. O núcleo de Monte Carmelo conta, atualmente, com 685 cooperados. Em 2008, eles entregaram à Cooxupé 559.194 sacas de café de 60 kg da variedade arábica.

Durante a solenidade de entrega da estrutura da Cooxupé aos cooperados, o vice-governador recebeu o Título de Cidadão Honorário de Monte Carmelo.