SUBSEAM e FEAM formam parceria em programa de coleta seletiva de lixo

Subsecretário de Assuntos Municipais e representantes de prefeituras do interior do Estado assinaram termo de adesão ao Projeto de Capacitação para Coleta Seletiva.

Vice-presidente da Feam, Gastão Vilela, e o superintendente da Subseam, Antônio Carlos Naback.

Em reunião presidida pelo Subsecretário de Assuntos Municipais Romel Anízio Jorge, representantes de 38 prefeituras do interior do Estado assinaram, na manhã do último dia 2, o termo de adesão ao Projeto de Capacitação para Coleta Seletiva. O encontro, que ocorreu no Centro Mineiro de referência em Resíduos, selou a parceria entre a Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM) e a Subsecretaria de Estado de Assuntos Municipais (SUBSEAM).

Foto: Thiago Silvério – SUBSEAM

O objetivo do projeto é o treinamento de servidores municipais no trabalho de coleta seletiva de lixo. Às prefeituras que assinaram o termo e aderiram ao projeto, a FEAM fornecerá cestos e contêineres necessários à implantação desta coleta nos municípios. O papel da SUBSEAM é possibilitar o intercâmbio entre as administrações municipais e a Fundação. A Subsecretaria é a principal porta de acesso das prefeituras ao Governo do Estado.

Os prefeitos presentes conheceram os programas desenvolvidos pela FEAM e a SUBSEAM relativos ao tratamento de lixo. O presidente da Fundação, José Cláudio Junqueira, explicou o “Minas Sem Lixões”, programa criado em 2003 junto com a Fundação Israel Pinheiro e que tem como meta extinguir 80% dos lixões no Estado.

O Subsecretário Romel Anízio Jorge apresentou o programa “Lixo Sustentável”, que visa à implantação de aterros sanitários nos municípios que não os possuem. A primeira etapa do programa já está concluída. Foram enviados questionários a todas às 853 prefeituras mineiras com perguntas sobre como é feito o tratamento de lixo nas cidades. A maioria dos questionários já retornou à Subsecretaria. Segundo Romel, até o dia 20 de dezembro a SUBSEAM montará, com as respostas, um quadro completo sobre a situação do lixo no Estado.