Governo de Minas irá liberar R$ 8,5 milhões para a Instituição de Cooperação Intermunicipal do Médio Paraopeba

Com o recurso, o consórcio irá adquirir 20 micro-ônibus para atendimento de usuários do Sistema Único de Saúde

Imagem ilustrativa -
(Foto: Divulgação Segov)

O Governo de Minas está fortalecendo os Consórcios Intermunicipais de Saúde (CIS). Nesta terça-feira (29/11), durante a Assembleia Geral da Instituição de Cooperação Intermunicipal do Médio Paraopeba (ICISMEP), o secretário de Estado de Governo, Igor Eto, anunciou a liberação de R$ 8,5 milhões para o consórcio.

O recurso faz parte do Transporta SUS, iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), e irá propiciar a compra de 20 micro-ônibus que serão utilizados para o atendimento de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que necessitam realizar consultas e exames fora do domicílio.

“Com este recurso, vamos conseguir suprir parte de uma demanda antiga do consórcio. O Governador Romeu Zema já autorizou o pagamento. O que estamos fazendo aqui é uma ação para fortalecer os consórcios de saúde do nosso estado”, pontuou Igor Eto.

O Secretário também destacou que o investimento foi feito pensando nos mineiros.  “Temos um compromisso com o povo de melhorar os serviços prestados em Minas Gerais e isso só será possível com prefeitos e Governo andando juntos, lado a lado”.

O presidente do ICISMEP e prefeito de São Joaquim de Bicas, Antônio Augusto de Resende Maia, fez um agradecimento pelo recurso e disse que será utilizado com quem realmente precisa. "Estamos levando a prestação de serviços a quem precisa, que é o nosso cidadão. Vamos usar muito bem esse recurso e levar cada vez mais saúde para os mineiros”.

Já o vice-presidente do consórcio e prefeito de Itaguara, Geraldo Donizete de Lima, disse que os micro-ônibus trarão mais qualidade para o atendimento dos pacientes. “Com esse recurso, o nosso povo terá um atendimento ainda mais de qualidade. A saúde não pode esperar. A função do gestor público é ver as demandas e criar ações para resolvê-las”.

O ICESMEP conta com a participação de 65 municípios. Os veículos irão garantir o atendimento aos pacientes que necessitam se deslocar para realizar os procedimentos de saúde. É fundamental para atender a demanda daqueles que fazem Tratamento Fora de Domicílio e/ou necessitam da realização de consultas, exames e tratamentos de doenças crônicas nos municípios de referência.

O consórcio

A Instituição de Cooperação Intermunicipal do Médio Paraopeba (ICISMEP) é uma associação pública de municípios que tem o objetivo de desenvolver, em conjunto, ações e serviços que venham a complementar a assistência à saúde da população da região em que atua.