Municípios atingidos pelas fortes chuvas recebem apoio do Governo de Minas

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil conta com uma equipe de suporte técnico, que presta apoio administrativo no preenchimento das informações

Imagem ilustrativa -
(Foto: Arquivo Agência Minas - Marco Evangelista / Imprensa MG)

Desde o início desta semana, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) vem registrando  tempestades severas em municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), Sul, Campo das Vertentes e Zona da Mata. Visando apoiar as prefeituras afetadas, o Governo de Minas disponibilizou técnicos da Cedec, que estão dando todo suporte necessário às cidades.

Os municípios que necessitarem, podem captar recursos para ações de resposta e recuperação das áreas afetadas mediante ao reconhecimento da situação de anormalidade declarada. A solicitação de reconhecimento deve ser feita via Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), assim como a solicitação de recursos federais para ações de resposta e reconstrução.

No Sistema, a prefeitura deve preencher o Formulário de Informações do Desastre (Fide) e o relatório fotográfico, além de incluir o parecer do Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil, o Decreto Municipal de anormalidade, o ofício de solicitação de reconhecimento e, caso tenha, relatório de mídia sobre o desastre. Após análise e aprovação dessa documentação pelo Estado, o governador publica um decreto estadual de reconhecimento da situação da cidade. Com o reconhecimento estadual da situação de anormalidade declarada, o município poderá solicitar à Cedec material de ajuda humanitária, assim como, acessar eventuais benefícios/programas disponibilizados pelo Estado.

No site da Defesa Civil Estadual, é possível encontrar tutoriais e outros materiais que irão orientar os municípios no processo de preenchimento do Sistema. Caso a prefeitura necessite de um suporte maior, ela pode entrar em contato com o agente regional da Defesa Civil Estadual ou acionar o Plantão de Emergência, pelo telefone (31) 9 9819-2400, o serviço está disponível 24h. Também é possível entrar em contato com a Diretoria de Resposta a Desastres, pelo telefone (31)3915-0274, neste caso, o atendimento é realizado apenas de segunda a sexta-feira.

Já para as cidades que estão em situação mais crítica por causa das fortes chuvas, o Governo de Minas está enviando equipes da Defesa Civil que são responsáveis por dar suporte na reorganização do município e no atendimento à população. Nos últimos dias, profissionais da Defesa Civil Estadual foram enviados aos municípios de São João Del-Rei, Muriaé, Urucânia, Três Corações, São Gonçalo do Sapucaí e Antônio Carlos.

Fortalecimento

Para fortalecer  ainda mais os municípios, a Cedec vem realizando treinamentos com as equipes das prefeituras. Além disso, o Governo de Minas realizou o maior investimento já feito em Defesa Civil na história de Minas Gerais. Ao todo, foram adquiridos 497 kits de Defesa Civil, compostos por uma viatura 4x4, um notebook, uma trena digital e coletes reflexivos. Cada kit custa R$ 163,4 mil.

O investimento é fruto do Termo de Reparação, assinado em abril de 2020, que visa reparar os danos decorrentes do rompimento das barragens da Vale S.A. em Brumadinho, que tirou a vida de 272 pessoas e gerou uma série de impactos sociais, ambientais e econômicos na bacia do Rio Paraopeba e em todo o Estado de Minas Gerais.