Programas sociais terão destaque no Governo em 2009

Vice-governador reuniu-se com as equipes dos Projetos Estruturadores Travessia e Poupança Jovem para integrar os dois principais programas sociais do Governo de Minas.

Antonio Anastasia recebeu as equipes do Travessia e Poupança JovemO vice-governador Antonio Augusto Anastasia reuniu-se nesta sexta-feira (9) com as equipes dos Projetos Estruturadores Travessia e Poupança Jovem, no gabinete da vice-governadoria do Estado. O objetivo do encontro, de acordo com Anastasia, foi integrar os dois principais programas sociais do Governo de Minas.

“Este ano será fundamental para as questões de ordem social. Os programas sociais serão os mais enfatizados em 2009, quando todas as luzes estarão sobre o Travessia e o Poupança Jovem”, enfatizou o vice-governador.
Lúcia Sebe/Secom MG

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Agostinho Patrús Filho, as equipes dos dois Projetos Estruturadores estão preparadas para enfrentar novos desafios neste ano que será de muito trabalho. “Temos novas ações a serem implementadas e é preciso integrar os recursos dos dois projetos para que as ações possam estar diluídas nos municípios. Assim, um maior número de municípios poderá ser atendido”, explicou o secretário.

Participaram, ainda da reunião, o coordenador-executivo do Programa Estado para Resultados, Tadeu Barreto, gestores e empreendedores públicos das áreas sociais.

Travessia e Poupança Jovem

Dentro dos Projetos Estruturadores do Governo mineiro, o Travessia tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida das comunidades de cidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), priorizando seis áreas de atuação: saneamento; intervenções urbanas; saúde; gestão social; educação e renda.

Lançado em 2007, o projeto Poupança Jovem tem como foco alunos do ensino médio de áreas de alto risco social. Ao término dos três anos escolares, eles recebem uma poupança no valor de R$ 3 mil. Para isso, devem participar das aulas e de atividades complementares.