Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Menu

Notícia

Governo de Minas abre chamamento público para doação de serviços de maquinário a municípios atingidos

Municípios poderão informar necessidade emergencial por meio de formulário no site da Seplag-MG, que também irá receber as propostas dos interessados

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento

Em razão dos desastres causados pelas chuvas em Minas Gerais, que levaram o Estado a decretar situação de emergência em 380 municípios, o Governo de Minas anunciou um pacote de ações para prover auxílio a desalojados e desabrigados, reconstrução de casas, estradas e outras medidas de apoio.

Uma dessas ações é o Edital de Chamamento Público Emergencial N° 01/2022 publicado nesta terça-feira (18/01) por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), disponível neste link.

O objetivo é conectar as cidades atingidas às pessoas físicas, pessoas jurídicas privadas, nacionais ou estrangeiras, e organismos internacionais interessados em ajudar. Eles poderão doar serviço emergencial de hora-máquina para mitigar os danos causados pelas chuvas intensas que assolam Minas Gerais e ajudar na reconstrução das cidades.  

A doação do serviço de maquinário é destinada a ações como limpeza da cidade, abertura e recuperação de vias e estradas urbanas e rurais, retirada de barreiras, patrolamento, poda e corte de árvores, e abastecimento de água.

São exemplos de maquinários que serão utilizados para o serviço doado: caminhão basculante, caminhão pipa, rolo compactador, pá carregadeira, escavadeira, patrol, retroescavadeira e pá carregadeira. Outros serviços de hora-máquina poderão ser oferecidos, mas serão submetidos à análise de viabilidade pela Defesa Civil Estadual.

Cabe às prefeituras o devido acompanhamento dos serviços doados, de forma a orientar quanto a prestação dos serviços dispostos no Edital, mediante a confecção de plano de trabalho para os serviços.

Para isso, os municípios atingidos deverão preencher um formulário disponibilizado neste link, informando qual é a necessidade emergencial de serviços, reparos e como serão empregados estes serviços.

Como ajudar?

Os interessados em doar os serviços deverão enviar suas propostas à Seplag-MG, para o e-mail amigodeminas@planejamento.mg.gov.br. Todas as propostas serão consideradas para análise em função da situação de emergência ocasionada pelas chuvas.

Podem se manifestar pessoas físicas, pessoas jurídicas privadas, nacionais ou estrangeiras, e organismos internacionais.

As propostas de doação de serviço deverão conter as seguintes informações ou documentos:

  a) identificação e qualificação do subscritor da proposta:

I - Cópia da Identidade e CPF do doador físico ou do representante legal do doador pessoa jurídica;

II - Comprovante de endereço para pessoa física e Cartão do CNPJ;

  2.  proposta de doação, com a descrição da quantidade estimada de horas-máquinas, do tipo de maquinário e do(s) município(s) de interesse em se beneficiar com a doação, observadas as informações do Anexo I do Edital;

  b) declaração de qualificação técnica para prestação do serviço ofertado, podendo ser emitida pelo próprio proponente ou por terceiros que já receberam o serviço realizado pelo proponente da doação.

Em caso de dúvidas ou pedido de esclarecimentos, os interessados também podem enviar um e-mail para amigodeminas@planejamento.mg.gov.br, se identificando (CNPJ, Razão Social e nome do representante que pediu esclarecimentos, se pessoa jurídica e CPF para pessoa física) e disponibilizando as informações para contato (endereço completo, telefone e e-mail).

Fonte: Secretaria de Planejamento e Gestão

Últimas Notícias