Estado anuncia investimento de R$ 21 milhões na Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Recursos serão aplicados na conclusão da construção do campus Patos de Minas e em reformas, compras de equipamentos e expansão de ações na Unidade Sed

Imagem ilustrativa - Secretário de Estado de Governo, Igor Eto, durante anúncio do investimento de R$ 21 milhões para a Universidade Federal de Uberlândia.
Secretário de Estado de Governo, Igor Eto, durante anúncio do investimento de R$ 21 milhões para a Universidade Federal de Uberlândia. (Foto: Gil Leonardi (Imprensa MG))

Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Governo (Segov), anunciou nesta segunda-feira (18/10) o repasse de R$ 21 milhões à Universidade Federal de Uberlândia (UFU), por meio do Programa de Apoio às Universidades Federais de Minas Gerais. Deste total, R$ 15 milhões serão destinados à conclusão da construção do primeiro bloco do Campus Patos de Minas, no Alto Paranaíba.

A finalização das obras é uma demanda antiga da instituição no município, cujo campus, atualmente, atende a aproximadamente 500 alunos dos cursos de graduação e mestrado.

Outra parte do recurso será aplicada na Unidade Sede da UFU, em Uberlândia, em reformas e compras de equipamentos e mobiliário para a Escola de Educação Básica (Eseba), que receberá R$ 2,5 milhões, e para a Escola Técnica de Saúde (Estes), para a qual está reservado o valor de cerca de R$ 2,5 milhões. Já na Rede de Biotérios e Roedores da UFU serão investidos R$ 458,6 mil para fortalecimento de ações de expansão.

O secretário de Estado de Governo, Igor Eto, destaca a importância do diálogo e da união de esforços para que Minas volte para os trilhos, principalmente por meio da educação.

“A gente sabe da relevância da educação na vida da sociedade e sabe o quanto essa demanda é importante para o desenvolvimento de Patos, Uberlândia e cidades próximas. A união de forças entre Estado, Prefeitura de Patos e deputados, estaduais e federais, foi fundamental para que o repasse de quase R$ 21 milhões à UFU fosse realizado pelo nosso governo. Assumimos o compromisso de investir na UFU, assim como em outras instituições de ensino federais em Minas, com a certeza de que promover melhorias na educação é mais uma forma de colocar ordem na casa e possibilitar mais qualidade de vida aos cidadãos mineiros”, afirmou.

O reitor da UFU, professor Valder Steffen, reconheceu o esforço do Governo de Minas para atender uma demanda antiga da região, mesmo não sendo responsabilidade direta da gestão estadual.

“Essa sensibilidade para o trabalho em conjunto com foco no desenvolvimento dos mineiros é muito importante porque sabemos que nem sempre o Estado vai atender demandas de instituições federais. Esta é uma conquista importante e estamos imensamente agradecidos porque os investimentos, tanto em Uberlândia quanto em Patos de Minas, vão beneficiar muito mais cidadãos do que se pode imaginar”, concluiu Steffen.

O anúncio foi feito pelo secretário Igor Eto com a presença dos deputados Raul Belém, Zé Vitor, Bosco, Arnaldo Silva, Greyce Elias e do prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão, além de representantes do legislativo do município.

Programa de Apoio às Universidades Federais em Minas Gerais

Em 8/10, o governador Romeu Zema anunciou, em São Sebastião do Paraíso, o repasse de R$ 500 milhões a oito universidades federais em Minas Gerais.

O objetivo do programa é garantir maior integração das universidades públicas federais para desenvolver projetos e ações conjuntas com a educação básica, além de promover a melhoria na qualidade de ensino do Estado de Minas Gerais por meio de investimentos nestas instituições de ensino superior.

Os recursos serão destinados para a realização de obras, compra de mobiliários e equipamentos, entre outros, com prazo de execução estimado que varia entre cinco e 28 meses. Dos R$ 500 milhões, R$ 464,8 milhões serão para o desenvolvimento de 62 projetos.