Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Menu

Notícia

Secretário de Governo abre rodada de prestações de contas

Custódio Mattos foi primeiro sabatinado pela Assembleia Legislativa

Imagem ilustrativa -
(Foto: Guilherme Bergamini)

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento

Os secretários de Estado começaram nesta segunda-feira (10/6) a prestar contas dos quatro primeiros meses de gestão. Até o próximo dia 19/6, eles estarão na Assembleia Legislativa apresentando os resultados e as metas das respectivas pastas em respeito à transparência e ao bom relacionamento entre os poderes.

Na primeira rodada, o secretário de Governo, Custódio Mattos, informou que, dentre as principais ações, destacam-se a aprovação da Reforma Administrativa e a redução de despesas de custeio e pessoal. Para se ter ideia, a Secretaria de Governo conseguiu reduzir em 70% os gastos com o custeio.

O secretário ressaltou a grave crise fiscal por que passa Minas Gerais, com um rombo herdado de quase R$ 35 bilhões. Por esse motivo, não há, conforme ele, possibilidade de novos investimentos no Estado, que se esforça para pagar dívidas em atraso, de forma a melhorar a prestação de serviços à população.

Os deputados estaduais questionaram Mattos sobre a possibilidade de o governo aderir ao Regime de Recuperação Fiscal, proposta do Tesouro Nacional. De acordo com o secretário, a adesão é fundamental para melhorar as contas do Estado. Caso ela se concretize, o que depende de uma ampla discussão com a Assembleia Legislativa, seria possível suspender o pagamento da dívida com a União, tendo um alívio de caixa para organizar as contas. “Estamos falando de repactuação, não de perdão da dívida. Suspender o pagamento permite se organizar, se capitalizar, para depois retomar os pagamentos”, explicou.

Mattos ressaltou a iniciativa da Assembleia e garantiu que, quando estiver pronto, o plano mineiro para sair da crise será apresentado primeiramente aos deputados.

A audiência de Custódio Mattos no “Assembleia Fiscaliza” ocorreu na manhã desta segunda-feira (10/6). À tarde, foi ouvido o presidente da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Cledorvino Belini.

Fonte: Agência Minas

Últimas Notícias