Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Menu

Notícia

Romeu Zema participa de segunda reunião do Cosud, em São Paulo

Governadores do Sudeste e Sul assinam carta aberta em apoio à Reforma da Previdência e discutem pautas conjuntas dos Estados

Imagem ilustrativa - A carta assinada pelos governadores traz os compromissos e os objetivos do Cosud
A carta assinada pelos governadores traz os compromissos e os objetivos do Cosud (Foto: Governo do Estado de São Paulo)

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento

O governador Romeu Zema participou neste sábado (27/4), em São Paulo, da segunda reunião de governadores do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). O grupo, criado em março deste ano, durante encontro organizado por Zema com os demais governadores na Cidade Administrativa, em Minas Gerais, tem como objetivo integrar esforços em áreas comuns para retomar o desenvolvimento dos estados e do país.

Durante o evento, os governadores assinaram uma carta aberta em apoio à Reforma da Previdência, que tramita no Congresso Nacional, e debateram, entre outras pautas, sobre uma renegociação ampla das dívidas dos Estados com a União e a necessidade do início de um debate sobre uma reforma tributária, proporcionando a realização de novos investimentos nacionais e estrangeiros por todo o país.

“Estamos de acordo que a reforma da previdência é importantíssima para o futuro não só do Brasil, mas dos Estados. Também temos tratado de outros assuntos, como a Lei de Responsabilidade Fiscal, a Lei Kandir, que são temas extremamente relevantes na atual conjuntura e situação em que os Estados estão. Muitos deles, como Minas Gerais, se encontram em situação de total falência financeira. É importantíssimo que essas medidas sejam agilizadas, que o Congresso dê solução, para que nós tenhamos uma retomada da economia, com a criação de empregos, que é a questão mais importante que o Brasil e os Estados enfrentam hoje”, afirmou Romeu Zema.

Em Minas, como destacou o governador, os resultados do trabalho nesse sentido realizado por sua gestão já começaram a aparecer. “Devido a várias medidas que tomamos no Estado no sentido de simplificar a vida de quem trabalha, nesses primeiros meses do ano, nós tivemos um bom saldo de geração de vagas de trabalho. Inclusive, neste mês de março, nós fomos o estado que mais gerou vagas de trabalho do país”, ressaltou Zema. Foram criadas 5.163 vagas de emprego formal, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Intercâmbio

O encontro na capital paulista também reuniu secretários de Estado, quese discutiram propostas conjuntas em diversos setores, como educação, segurança pública, saúde, desenvolvimento econômico e infraestrutura. Os secretários de Fazenda de Minas Gerais e São Paulo, Gustavo Barbosa e Henrique Meirelles, respectivamente, explicaram pontos sobre a reforma da previdência, regras de responsabilidade fiscal e renegociação das dívidas.

“Os secretários se reuniram e estão fazendo intercâmbio de informações, com cada um mostrando o que o seu Estado faz. São práticas que podem ser adaptadas por outros Estados e que podem trazer economia, melhorias ou agilidade. Estamos debatendo, trocando ideias e, principalmente, disseminando as boas práticas. Esse trabalho continuará e dará muitos resultados positivos”, comentou Romeu Zema.

Carta

Além do apoio à reforma da previdência, reforçando a necessidade da manutenção dos Estados e municípios no texto do Projeto de Emenda Constitucional, a carta assinada pelos governadores traz os compromissos e os objetivos do Cosud para dinamizar o desenvolvimento das duas regiões por meio de um planejamento integrado, possibilitando soluções conjuntas visando ao desenvolvimento econômico, social e ao fornecimento de serviços públicos de melhor qualidade para os cidadãos.

Entre as reformas estruturantes, também foram destacados o estudo de medidas relativas à securitização da dívida, a renegociação da dívida dos Estados com a União e a reavaliação da sistemática de acúmulo e regularização do recebimento de créditos de ICMS decorrentes de exportação.

Para o desenvolvimento econômico regional, a carta prevê a criação de instrumentos conjuntos para amenizar a guerra fiscal entre os Estados e prepara-los para o pós-reforma. Na agricultura, ela defende o desenvolvimento rural sustentável, por meio da modernização da agropecuária.

No turismo, os governadores propõem a flexibilização do calendário e ofertas especiais para aumentar o fluxo e o faturamento com visitantes durante baixas temporadas. Na área da Ciência e Tecnologia, é defendida a integração das secretarias estaduais para a efetivação do Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Já para a Educação é reafirmada a importância do Fundeb, em sua condição permanente, como pilar fundamental de política educacional. A simplificação tributária e a racionalização de procedimentos têm como objetivo trazer mais segurança jurídica e redução de custos para o contribuinte.

Ainda é proposto pelo grupo a racionalização, padronização e aumento da eficiência no licenciamento ambiental, principalmente em grandes obras. Na Saúde, ressalta a busca da eficiência da gestão, ampliando a assistência e a qualidade do sistema de saúde por meio de ações integradas.

A integração também é prevista na Segurança Pública por meio de seus dados, sistemas, processos e operações. A troca de experiências também está prevista para o transporte público e logística, na proposição de modelos convergentes de governança.

Participação

Além do anfitrião deste encontro, o governador de São Paulo, João Dória, participaram da reunião os governadores Renato Casagrande, do Espírito Santo, Carlos Moisés, de Santa Catarina, e Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul. Os governos do Rio de Janeiro e do Paraná foram representados pelos seus vice-governadores, Cláudio Castro e Darci Piana, respectivamente.

Por Minas Gerais, também participaram os secretários de Estado de Planejamento e Gestão, Otto Levy; de Fazenda, Gustavo Barbosa; de Segurança Pública, general Mario Araujo; de Educação, Julia Sant’Anna; de Saúde, Carlos Eduardo Amaral; de Desenvolvimento Econômico, Manoel Vitor; de Transportes e Obras Públicas, Marco Aurélio Barcelos; e o secretário-geral Igor Eto, que fazem parte dos grupos de apoio ao desenvolvimento das duas regiões.

Fonte: Agência Minas

Últimas Notícias